Folha de S. Paulo


Taxa de desemprego sobe para 10% em janeiro, diz Seade/Dieese

A taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas do país subiu de 9,8% em dezembro para 10% em janeiro deste ano.

Os dados são da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) do Seade/Dieese (Departamento Intersinducal e Estatística e Estudos Socioeconômicos), divulgada nesta quarta-feira (27). No mesmo período de 2012, o desemprego atingiu 9,5%.

O contingente de desempregados no conjunto das sete regiões em janeiro de 2013 foi estimado em 2,259 milhões de pessoas, ante 2,215 milhões em dezembro. Em janeiro de 2012, o contingente era de 2,08 milhões de pessoas.

O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e no Distrito Federal.

O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados caiu 0,8% para R$ 1.583 por mês em dezembro, na comparação com novembro. Na pesquisa, os dados referentes à renda são os do mês anterior ao da taxa de desemprego.

O rendimento médio real dos assalariados caiu 0,5% em dezembro, ante novembro, para R$ 1.608 por mês. Já a massa de rendimentos dos ocupados caiu 0,5% e a dos assalariados caiu 0,2%.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o rendimento médio real dos ocupados cresceu 1,8% e o dos assalariados se manteve quase estável, com queda de 0,1%. Já a massa de rendimento dos ocupados


Endereço da página: