Folha de S. Paulo


Petrobras começa a produzir no campo de Baúna, na bacia de Santos

A Petrobras começou a produzir petróleo no campo de Baúna, na bacia de Santos, informou a empresa nesta terça-feira (19).

A plataforma Cidade de Itajaí, pertencente ao consórcio formado por Odebrecht e Teekay e afretada pela Petrobras, começou a produzir no sábado (16) e está conectada a um poço com potencial de extração de 12 mil barris de óleo por dia.

Outros dez poços (cinco produtores, quatro injetores de água e um injetor de gás) serão interligados à plataforma nos próximos meses, complementando o plano de desenvolvimento das acumulações de Tiro e Sídon, disse a Petrobras. "A previsão é que o pico de produção seja atingido em agosto deste ano", informou.

A plataforma tem capacidade para processar até 80 mil barris de petróleo leve (34 graus API) e 2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.

O início da produção no campo de Baúna é o terceiro em 2013. No dia 12, a Petrobras começou a produzir no campo Sapinhoá Norte, no pré-sal da bacia de Santos. No mesmo bloco BM-S-9, foi iniciada em 5 de janeiro a produção do campo vizinho Sapinhoá.

"As unidades acrescentam 200 mil bpd [barris de petróleo por dia] à capacidade instalada de produção", disse a estatal.

Em 2012, a Petrobras fechou o ano com produção de cerca de 2 milhões de barris diários.


Endereço da página: