Folha de S. Paulo


Na Austrália, Google não é responsabilizado por conteúdo de links patrocinados

O Google foi absolvido da acusação de propaganda enganosa pela Suprema Corte de Justiça da Austrália, após uma batalha judicial de seis anos, ao considerar que a ferramenta de buscas não é responsável pelas práticas publicitárias das empresas.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC, na sigla em inglês) apresentou uma ação contra a gigante americana de tecnologia por considerar que alguns links patrocinados da ferramenta de buscas do Google utilizavam os nomes de marcas para desviar usuários para seus sites.

A ACCC perdeu o julgamento em primeira instância e venceu o recurso, após o tribunal de apelação considerar que a propaganda enganosa era possível graças a uma tecnologia do próprio Google.

Nesta quarta-feira (6), a Suprema Corte deu razão à empresa ao decidir que os responsáveis pelos links eram as empresas, não a ferramenta de buscas. "O Google não cria os links patrocinados que publica", afirmou a decisão.

Segundo a senteção, usuários comuns de internet entendem que os conteúdos dos links patrocinados pertencem aos anunciadores e, portanto, o Google "não é culpado de uma conduta fraudulenta ou enganosa" das empresas.


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