Folha de S. Paulo


Saiba mais: o que são títulos públicos e como investir neles

Os títulos de dívida pública são papéis emitidos pelo governo para financiar projetos ou equilibrar as contas.

Para o investidor, esses títulos são ativos de renda fixa. Ou seja, seu percentual de rendimento pode ser estimado no momento da aplicação, ao contrário do que ocorre com ativos de renda variável (como ações), cujo retorno não pode ser estimado no investimento.

Veja taxas e impostos envolvidos em cada aplicação

Assim, os títulos do governo são considerados de perfil mais conservador –ou seja, de menor risco– do que os ativos de renda variável (como ações). Os papeis são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional.

Os títulos podem ser ser prefixados, quando a taxa de remuneração é definida na hora da compra, ou pós-fixados, cujo valor é corrigido por um indexador definido –a exemplo dos títulos remunerados por índices de inflação (como o IPCA) ou pela taxa de juros básica da economia (a Selic). Os títulos podem ser ainda de curto, médio ou longo prazos, e realizar ou não pagamento de cupom semestral de juros (uma taxa de juros determinada na venda do título e que varia proporcionalmente à Selic).

O investidor deve escolher, entre os títulos disponíveis, aqueles mais compatíveis com o seu perfil e com o objetivo de seu investimento.

Para aplicar, o investidor pode utilizar o Tesouro Direto. Há também fundos de investimento de renda fixa que investem parte dos recursos em títulos públicos.

LTN
Letras do Tesouro Nacional
As Letras do Tesouro Nacional são títulos prefixados. Ao adquirir o título, o investidor já sabe exatamente qual será a rentabilidade.

NTN-F
Notas do Tesouro Nacional –Série F
Assim como as LTN, as NTN-F são títulos prefixados. A diferença é que parte dos juros é paga em cupons semestrais. A outra parte é resgatada ao final da aplicação.

NTN-B
As NTN-B (Notas do Tesouro Nacional –Série B) são títulos públicos pós-fixados que seguem a rentabilidade da taxa Selic.

NTN-B Principal
Notas do Tesouro Nacional –Série B
Assim como as NTN-B, as NTN-B –Principal são títulos públicos indexados ao IPCA. Não há, porém, pagamento de cupons, e os juros são resgatados integralmente ao final da operação.

LFT
Letras Financeiras do Tesouro
As LFT (Letras Financeiras do Tesouro) são títulos públicos pós-fixados que seguem a rentabilidade da taxa Selic. O resgate é feito em data determinada na hora da compra.


Endereço da página:

Links no texto: