Folha de S. Paulo


Nível de hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste supera 31%

O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste subiu na quarta-feira (16) e ultrapassaram a marca de 31% pela primeira vez desde 6 de dezembro. A região é responsável por 70% da capacidade de armazenamento de energia hidrelétrica do país.

Maior usina '100% Brasil', Tucuruí pode ampliar capacidade
Ainda é cedo para desligar térmicas, diz presidente da EPE
Dilma sanciona, com vetos, lei da medida que permite reduzir conta de luz

De acordo com o IPDO (Informativo Preliminar Diário da Operação), disponibilizado nesta quinta-feira (17) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível dos reservatórios da região está em 31,5%, alta de 0,6 ponto percentual em relação ao dia anterior e elevação acumulada de 2,7 pontos em janeiro.

No Nordeste, porém, o nível ainda não deu sinais de melhoras. Os reservatórios das usinas da região continuam com 29,6% de sua capacidade, ante 32,2% no último dia de dezembro.

Depois de vários dias em elevação, os reservatórios da região Sul registraram queda de 0,4 ponto percentual no nível de armazenamento entre terça e quarta e fecharam o dia com 49%, mas o volume ainda indica uma alta acumulada de 12,5 pontos percentuais no mês.

No Norte, os reservatórios estão com 43% da capacidade de armazenamento. O indicador apresentou alta de 0,3 ponto em relação ao dia anterior e de 1,8 ponto no acumulado de janeiro.

A hidrelétrica de Tucuruí, a maior usina hidrelétrica 100% brasileira, apresenta nível de armazenamento de 25,3%.


Endereço da página:

Links no texto: