Folha de S. Paulo


Demanda da Delta Air Lines fica praticamente estável em 2012

A americana Delta Air Lines, acionista minoritária da Gol Linhas Aéreas, divulgou nesta quinta-feira (3) crescimento de 0,5% no fluxo total de passageiros transportados em dezembro, na comparação anual.

Com avanço em entregas, Boeing se aproxima de liderança do setor

Em todo o ano passado, a expansão foi de 0,1% na demanda --praticamente estável em relação a igual período anterior-- incluindo o seu mercado doméstico e voos internacionais.

Considerando-se apenas o mercado americano, a Delta registrou queda de 0,8% na demanda em dezembro, ante o mesmo mês de 2011. De janeiro a dezembro, o recuo ficou em 0,3%, na comparação anual.

Nos voos internacionais, a aérea mostrou expansão de 2,4% no fluxo de passageiros transportados em dezembro, se comparado ao mesmo mês de 2011. No total de 2012, a companhia teve aumento de 0,7% ante igual período do ano anterior.

Na América Latina, o crescimento foi de 8% em dezembro, ante igual mês de 2011. De janeiro a dezembro, o aumento foi de 2,1% em relação ao mesmo período anterior.

OFERTA DE ASSENTOS

A oferta total de assentos da Delta, levando-se em conta voos domésticos e internacionais, teve redução de 1,7% em dezembro, na comparação anual.

Em 2012, a oferta da companhia teve recuo de 1,8%, em relação a 2011. A taxa média de ocupação da Delta ficou em 82,7% em dezembro.

No encerramento de 2012, o aproveitamento médio das aeronaves foi de 83,7%. Dados preliminares apontam para um aumento de 4% na receita por assento da Delta em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2011.


Endereço da página:

Links no texto: