Folha de S. Paulo


Visto como 'czar do século 21', Putin ignora centenário da Revolução Russa

Um dos eventos centrais do século 20, a Revolução Russa chega ao seu centenário no próximo dia 7 como paradoxo. Relegada a logradouros e estátuas em seu país de origem, ela é uma presença subjacente aos processos políticos e práticas cotidianas na Rússia de Vladimir Putin.

Governante preocupado com as revoluções de seu tempo e cioso da história de seu país, Putin retirou o centenário do calendário oficial de eventos da Rússia.

As gerações que viveram sob o regime comunista instalado a partir de 1917 e morto em 91 estão desaparecendo.

"Os jovens não dão atenção à revolução, pensam que foi algo positivo historicamente, mas as atrocidades são malvistas", diz Alexei Levinson, diretor do Centro Levada, principal instituto de pesquisa de opinião pública independente russo.

As atrocidades foram muitas. Houve deslocamento forçado de populações inteiras, fomes provocadas com ou sem motivação política, o exílio "gulag" e o Grande Expurgo da década de 1930.

O "Livro Negro do Comunismo", obra de 1997 que sofreu contestações ideológicas, mas que traça um quadro abrangente dos morticínios, conta 20 milhões de cadáveres só na União Soviética.

Em abril, o Levada fez ampla pesquisa sobre o legado da revolução que terminou de derrubar a monarquia czarista na Rússia: 48% dos entrevistados têm impressão positiva do evento, e 31% o veem negativamente.

Ao mesmo tempo, 44% acreditam que é importante "aprender mais sobre o período, para não repetir os erros" de 1917, enquanto 34% sugerem que "a Rússia deve ir em frente e não ficar presa ao que aconteceu" no passado.

Na segunda categoria está o engenheiro aeronáutico Nikolai Doljenkov, 61. "Era um sonho para nós, privilegiados. Só quando o comunismo caiu que entendemos como tudo era artificial."

Considerado o pai do avião sem piloto russo, Doljenkov foi alçado ao prestigioso cargo de chefe de design da empresa Iakovlev nos anos 1980, um pouco antes de a abertura política e econômica promovida por Mikhail Gorbatchov selar o início do fim da União Soviética.

Na saída do restaurante onde Doljenkov conversou com a Folha, no distrito moscovita de Babushinski, há uma placa com a efígie de Vladimir Lênin (1870-1924).

Revolução Russa, 100

Na capital russa, são centenas dessas imagens de Lênin –considerado o pai da revolução que pretendia implantar uma ditadura do proletariado– e de outros expoentes do regime.

As famosas estátuas, contudo, existem em menor número. Há apenas um Lênin monumental em pé em Moscou, na praça Kalujskaia. No país inteiro, são 6.000.

Simbolizando a dificuldade das autoridades em lidar com a herança comunista, no entanto, a praça Vermelha ainda abriga o famoso corpo embalsamado de Lênin.

Mas, exceto pelas lembranças do líder revolucionário, pela herança arquitetônica que grita na forma de sete arranha-céus stalinistas e por uma discreta estátua do pai do comunismo, o alemão Karl Marx (1818-83), boa parte das memórias dos tempos soviéticos foi erradicada do centro de poder da Rússia.

O acadêmico Graeme Gill constatou que, na região central de Moscou, houve 26 mudanças de nome de logradouros públicos associados a 1917. Sobrou a praça da Revolução, que nomeia uma estação de metrô, enquanto outras 11 foram rebatizadas.

Na periferia, foram 19 alterações e 99 manutenções de topônimos revolucionários.

Quanto mais distante do corredor ocidentalizado Moscou-São Petersburgo, porém, mais soviética é a paisagem. Lênin e heróis comunistas variados são comuns nos quase 10 mil km da ferrovia Transiberiana, no Cáucaso e em Murmansk, no Ártico.

O que chama mais a atenção é o "éthos" burocrático herdado do antigo regime, que ganha contornos kafkianos e pode levar a uma delegacia um turista só pela interpretação que um oficial faz da execução de uma selfie.

Pequenos detalhes traem o Estado onipresente, como a necessidade de reter registros detalhados em caso de hospedagem em hotéis, prática que vem sendo desafiada pelos serviços online de aluguel de apartamentos.

A política emula a antiga realidade do partido único, trocando a sigla comunista pelo Rússia Unida de Putin.

"Antes, nós tínhamos comissários. Agora é a mesma coisa. Tem de ser alguém sancionado por Moscou", afirma Vladimir Voikov, 55, gerente de um bar em Vladivostok (extremo oriente russo).

A relação de Putin com a herança soviética é ambígua. Ganhou notoriedade sua declaração sobre "a maior catástrofe geopolítica do século 20", mas ele sempre ressaltou o sofrimento com os efeitos práticos do fim do regime.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, defendeu na semana passada o banimento do evento do calendário: "Seria para celebrar o quê?".

O governo aposta nos cem anos do Exército Vermelho, criado em 1918 e que teve participação épica na Segunda Guerra Mundial. A grande tragédia nacional da invasão nazista de 1941 fala muito mais às famílias russas.

"Todos aqui perderam alguém", diz o cientista político Konstantin Frolov, que teve os avós mortos durante a ocupação da Belarus.

Houve raros eventos ligados ao centenário da revolução em Moscou. A biblioteca Lênin, por exemplo, trouxe um interessante painel sobre a vida cotidiana em 1917.

O Museu Central Estatal da História Contemporânea Russa, que ocupa o prédio do antigo Museu da Revolução, apresentou uma mostra multimídia bastante modesta.

Putin, visto como um czar do século 21, dirige-se a uma nova reeleição em 2018 querendo evitar referências a movimentos revolucionários.

Como seus antecessores imperiais, o presidente é obcecado pelo temor de dissenso. As "revoluções coloridas" ocorridas a partir dos anos 2000 em vizinhos ex-soviéticos como a antiga Iugoslávia e a Ucrânia são, na versão do Kremlin, golpes patrocinados por estrangeiros.

REVOLUÇÃO OU GOLPE

Voikov, de Vladivostok, até gosta de Putin, embora o critique. Diz simpatizar mais com os comunistas, mas nega nostalgia da União Soviética e concorda com a historiografia ocidental que classifica a tomada de poder do dia 25 de outubro (7 de novembro no calendário atual) de 1917 como um golpe.

Os bolcheviques eram uma facção minoritária na revolução propriamente dita, ocorrida em fevereiro de 1917 (março pelo calendário atual), quando um conglomerado de aristocratas liberais e socialistas de cores variadas deu um basta aos 300 anos da monarquia dos Romanov.

O estopim foi a penúria causada pela Primeira Guerra Mundial, que drenava o país desde 1914. Suas raízes remontavam ao fracasso estrutural do império, que, desde a revolução abortada de 1905, combinava reformas liberalizantes com feroz repressão.

O terror se espraiava pelo tecido social russo. Estima-se que, nos últimos 20 anos da monarquia, mais de 15 mil pessoas tenham morrido em atentados políticos.

O contraste entre a vida no campo, de padrões feudais, e as metrópoles ocidentalizadas levaram à ascensão de denominações socialistas.

Os bolcheviques, facção minoritária (apesar de o nome significar "majoritário") do Partido Social-Democrata Trabalhista Russo, eram coadjuvantes até Lênin regressar do exílio em abril de 1917. Seu retorno foi bancado pelos alemães, adversários da Rússia na Guerra Mundial, que em troca pediram a saída do país do conflito –o que ocorreu em 1918.

Revisor radical das ideias de Marx, Lênin aproveitou-se da instabilidade crônica e das divisões internas do governo interino em São Petersburgo, então capital russa.

Havia talvez menos de 10 mil homens sob seu comando, mas o pequeno e disciplinado bando conseguiu tomar o poder das mãos de Aleksandr Kerênski (1881-1970), premiê do país desde julho.

Revolução Russa, 100: análises

VIOLÊNCIA

A brutalidade do novo regime tornou-se notória, a começar da dissolução da primeira assembleia eleita após a queda do governo provisório –os bolcheviques perderam no voto para os Socialistas Revolucionários e invocaram ameaça ao sistema soviético.

A violência era "modus operandi". Se havia o "terror branco", em reação aos revolucionários, sua versão "vermelha" espalhou horror por toda a Ásia até chegar às margens do Oceano Pacífico, na Vladivostok de Voikov, o último bastião a cair em mãos bolcheviques, em 1922.

Sem parentesco conhecido, Voikov compartilha o sobrenome com um personagem famoso daquela época: Piotr, químico que forneceu o ácido usado para dissolver os corpos da família real após sua execução, em 1918.

O evento é um divisor de águas tão importante quanto os fatos de 1917, pois simboliza a ruptura definitiva entre a velha e a nova ordem durante a Guerra Civil Russa, que destroçou o país e talvez 10 milhões de vidas até 1922.

Num movimento pendular, o czar Nicolau 2º (1868-1918) e sua família hoje são santos da Igreja Ortodoxa rediviva sob Putin.

Durante o período comunista, a religião e a instituição sofreram. Como explica o chefe de comunicação da Igreja Ortodoxa, as dificuldades eram diárias, mas também havia acomodações.

"Existia uma relação com o Estado. Sermões tinham de ser aprovados pela KGB, mas, depois da violência exacerbada dos primeiros anos, quando destruíram igrejas e se apossaram de prédios religiosos, no geral a convivência era pacífica", diz Vladimir Legoida.

Revolução Russa, 100: mais

A associação com a igreja e a cooptação de líderes regionais são práticas imperiais repetidas pelo Kremlin, o que leva historiadores como o britânico Orlando Figes a ver uma linha contínua dos Romanov a Putin. O caráter da acomodação citada por Legoida pode apenas ter trocado o sinal, cem anos depois.


Endereço da página:

Links no texto: