Folha de S. Paulo


Artista Antoni Muntadas fala sobre sua exposição na galeria Luisa Strina

A "Ilustríssima" faz três perguntas ao artista plástico Antoni Muntadas. A galeria Luisa Strina mostra a individual "... Baixa a Bola!" do espanhol. O artista multimídia investiga ali assuntos como eventos populares, controle, espetáculo, violência, esporte e futebol, temas que Muntadas vem explorando desde o final da década de 1970.
galeria Luisa Strina | tel. (11) 3088-2471 | de seg. a sex., das 10h às 19h, sáb., das 10h às 17h | grátis | até 2/8

Eduardo Knapp - 30.jun.2004/Folhapress
O artista espanhol Antoni Muntadas
O artista espanhol Antoni Muntadas

Folha - Qual o papel do futebol em sua vida pessoal? E em seu trabalho como artista?

Eu gosto do jogo e acompanho há anos. Com o tempo o jogo de futebol se complicou e foram incorporadas coisas que implicam fatores culturais, econômicos e políticos mais complexos manipulações que me interessam observar e analisar em meu trabalho.

Divulgação
"On Translation: Celebracions" (2009), vídeo de Antoni Muntadas

Em 40 anos de carreira, como as inovações da tecnologia em comunicação vêm influenciando seu trabalho?

A tecnologia está aí para ser utilizada. A "techne" é ferramenta e existe desde que o ser humano existe. Em meu caso, trato de usar o mais apropriado para cada projeto. Não me interessam apenas os" efeitos especiais", me interessa fazer muito com pouco e não o contrário.

Sua comparação entre os estádios para esportes hoje e os estádios romanos pode ser estendida a outros locais contemporâneos?

Os estádios romanos e os estádios atuais são similares, o que mudou é a incorporação da câmera (de filmagem), a conexão via satélite e a televisão para assistir. O espetáculo é midiático, o que acontece é no gramado e sua audiência é o cenário.


Endereço da página: