Folha de S. Paulo


Que horas os grandes executivos acordam?

Descobrir a que horas um executivo de sucesso vai dormir ou acorda para tentar adivinhar o segredo de seu sucesso é um pouco como observar em que posição um grande escritor coloca suas mesa para aprender como escrever bem. Quero que meus personagens sejam críveis --será que devo virar a mesa para a janela?.

Mas não há dúvida de que assim que você começa a analisar a rotina diária dos presidentes de grandes companhias, emergem padrões. Parte da rotina é ditada pelo cargo, mas outra parte, ainda mais importante, deriva da abordagem e das percepções de cada profissional. Estamos falando de pessoas que levam vidas muito ordenadas. Como é que eles conseguem, dia após dia? E o que podemos aprender dos hábitos de sete pessoas altamente organizadas?

Para começar --e infelizmente não há como contornar essa etapa, lamento--, é preciso acordar cedo. Muito cedo. Acordar às 6h é bom, mas às 5h é muito melhor. E os presidentes-executivos não ficam enrolando para levantar: saltam da cama cedinho a cada manhã (ainda que o céu esteja escuro) e mais de um deles declarou que "a vida é empolgante demais" para dormir.

A vida doméstica e a vida profissional se misturam completamente. As atividades de lazer são organizadas com a mesma rigidez do dia de trabalho --eles não dormem mais tempo aos sábados; preferem levantar cedo para se exercitar-- e todos não parecem incomodados em levar trabalho para casa. O tempo que eles dedicam aos filhos é rigidamente cronometrado, o que pode parecer cruel, mas eles pelo menos se esforçam para conviver com as crianças. Para a maioria desses líderes de empresas, a semana de trabalho recomeça a cada noite de domingo.

Fica bem claro que nenhuma dessas pessoas perde tempo fazendo sudoku de manhã.

Ainda que comandem grandes empresas internacionais, são completamente escravos do e-mail. Karen Blackett, da MediaCom, diz receber 500 e-mails ao dia. Eles já começam o dia enviando e-mails, passam o dia todo fazendo o mesmo e é a última coisa que fazem antes de dormir. Para o presidente-executivo de uma companhia moderna, responder pessoalmente aos e-mails parece ser um marco de acessibilidade pessoal. Eu não sei o que faria se recebesse 500 e-mails por dia, mas sei o que eu não faria: não leria todos.

Longe de oferecerem um mapa que oriente nossa ascensão ao topo, rotinas como essas provavelmente farão com que muita gente reconsidere a ideia de se tornar presidente de uma grande companhia de comunicações. Parece uma vida horrível. Quando você chega ao topo, não tem direito a descansar; a corrida incessante rumo ao sucesso não tem linha de chegada --no fim da pista, você continua a correr.

Qual é a graça de ser rico e bem-sucedido se você precisa acordar antes do dia raiar a cada manhã e responder 500 e-mails? Há tantas outras escolhas disponíveis: assalariado medíocre, artista fracassado, encanador não licenciado, batedor de carteiras, esquisitão de bar. A remuneração não é grande coisa, mas o horário é ótimo.

Tim Armstrong, presidente-executivo da AOL

Como e quando sua manhã começa?

Acordo quase sempre às 5h ou 5h15min. No passado, começava a mandar e-mails assim que acordo. Mas nem todo mundo segue meus horários, e por isso agora tento esperar até as 7h. Antes de começar os e-mails, me exercito, leio e uso os produtos dos nossos sites. Por volta das 7h, eu em geral já tenho perguntas ou comentários sobre a AOL.

Não gosto muito de dormir, e nunca gostei. A vida é empolgante demais para dormir. Ariana Huffington vive me dizendo que eu deveria dormir mais, mas para aceitar esse conselho eu precisaria de um transplante de DNA. Ela tem razão, mas não consigo. Tenho três filhos, e minha filha do meio (de nove anos) encara o sono como eu; ela acorda cedo e me conta o que está acontecendo em sua vida, enquanto tomo café.

Você sai da cama na hora, quando acorda?
Sim.

Quando você chega ao escritório?

Começo a trabalhar no minuto em que saio de casa. Tenho um motorista e o escritório fica a cerca de uma hora de casa. Sou muito produtivo no carro.

Você usa o e-mail o dia todo?
Cuido da maioria dos meus e-mails de manhã, no carro, e tarde da noite. Quando estou no escritório, tento ouvir e aprender.

Você tem um endereço secreto de e-mail?

Não. Você tem?

A que hora você sai do trabalho?

Por volta das 19h, quase todos os dias; chego em casa às 20h ou pouco depois. Quando chego em casa, leio um livro para minhas duas filhas. Mas elas insistem e eu quase sempre termino lendo dois ou três. Janto com minha mulher. Ela é uma cozinheira de primeira linha, e sua comida é melhor que a dos restaurantes mais finos de Nova York.

Depois do jantar, jogo basquete com meu filho de 11 anos --quem perder não tem direito a reclamar, ninguém apita faltas e é proibido se pendurar no aro.

A que horas você vai dormir?

Pelas 23h, quase sempre. Pode ser mais tarde se tenho um jantar na cidade.

Quantas horas você dorme por dia?

Tento dormir seis. Consigo me virar se dormir menos, mas não é o ideal.

Como é o seu final de semana?

Na noite de sexta-feira, vemos filmes em casa. Sábado é dia de esportes com as crianças. Treino o time de basquete do meu filho, no sábado e no domingo, e é a coisa que mais me diverte durante a semana.

Na noite de sábado, namoro com minha mulher; às vezes jantamos com amigos. Domingos, igreja, basquete e trabalho, a partir das 19h --telefonemas e e-mails.

Jayne-Anne Gadhia, presidente-executiva da Virgin Money

Como e quando sua manhã começa?

Se não tiver compromissos ou viagens, acordo às 6h20min. Não preciso de despertador. Acordo a essa hora todo dia, nos finais de semana também. Começo lendo os e-mails e respondendo os que precisam de resposta. Não suporto deixar coisas por fazer. Depois leio o site de notícias da BBC e confiro o Twitter.

Se isso conta como começar mais cedo, eu o faço para me inteirar das coisas do trabalho e depois curtir as coisas pessoais, como tomar café da manhã com minha família, e deixar minha filha na escola a caminho do trabalho, sem que o trabalho me distraia. Isso me ajuda a ter uma vida normal.

Quando você chega ao escritório?

Se estou trabalhando em Edimburgo, minha cidade, chegou pelas 8h30, depois de deixar Amy na escola. Uso o e-mail o tempo. No passado isso me irritava, mas agora é o melhor modo de me manter informada sobre as coisas.

O trabalho multitarefas se tornou essencial. Tenho um endereço privado de e-mail que menos pessoas conhecem --mas mesmo ele vive ocupado hoje em dia.

A que hora você sai do trabalho?

Tento chegar em casa às 19h. Se estou fora de minha cidade, trabalho até as 22h --é uma forma de não permitir que o trabalho interfira demais na minha vida. Trabalho de casa, à noite, mas em modo multitarefa. Não fico sentada em uma mesa de trabalho, claro.

A que hora você vai dormir?

Tento deitar pelas 22h30. Sempre caio dormindo na hora. Preciso de oito horas de sono por noite, e em geral consigo, a não ser que esteja viajando, quando durmo quanto posso e me conformo com isso. Raramente sinto cansaço. A vida é empolgante demais! Sempre pulo da cama ao acordar. Não respondo a e-mails da cama.

Como é o seu final de semana?

Adoro os finais de semana. Tento correr, nos dois dias, antes que a família acorde. Depois, viro motorista das crianças, como toda mãe. Em geral jantamos com amigos na noite de sábado, e no domingo ficamos fazendo coisas de família, até por volta das 16h.

No inverno, gosto de estar em casa por volta dessa hora, fechar a cortina, ligar uma música e começar os preparativos para a nova semana --verificar o trabalho de casa, as roupas, a aparência. Depois, um bom chá e um pouco de televisão.

Karen Blackett, presidente-executiva, MediaCom UK

A que hora você acorda?

Três vezes por semana, às 5h45, para passar 45 minutos na garagem, que transformei em área de exercício. Nos outros dias, acordo quando meu filho vem me acordar --em geral entre 6h30 e 7h.

Você pula da cama na hora, quando acorda?

Defina "pula". Eu saio da cama rolando.

A que hora você começa a enviar e-mails?

Verifico os e-mails rapidinho quando meu filho chega ao quarto, e começa a tomar seu leite. Os mais urgentes, respondo na hora. Outros eu marco para responder no carro a caminho do trabalho. Começo cedo porque preciso de mais exercícios para manter a forma, agora que estou mais velha, e porque um filho de três anos sempre faz com que você comece o dia quando ele quer.

Quando você chega ao escritório?

Entre 8h30 e 9h. Depende de o meu filho estar na creche e eu precisar levá-lo ou se ele vai ficar em casa com a babá.

Você usa o e-mail o dia todo ou tem horários definidos para mandar mensagens?

Recebo em média 500 e-mails por dia, e por isso respondo o dia todo.

Você tem um endereço secreto de e-mail que pouca gente conhece?

Não. Estou acessível para todos, não existe hierarquia.

A que horas você sai do trabalho?

Tento chegar em casa às 18h30, para estar com meu filho antes de ele dormir, ler uma história para ele e colocá-lo na cama às 19h30. Meu pessoal sabe que volto a trabalhar de novo depois que acomodei Isaac, a partir das 20h, e posso responder e-mails ou atender telefonemas. Os clientes também sabem.

A que hora você vai dormir?
Às 23h30

Quantas horas você dorme por dia?

De seis a sete horas. Tenho um filho de três anos. Você sobrevive com o que puder. Recomendo ginseng e as vitaminas de David Kirsch.

Como é o seu final de semana?
Fico com Isaac, e trabalho um pouco enquanto ele dorme.

Hans Vestberg, presidente-executivo da Ericsson

A que hora você acorda?

Varia, mas em geral cedo.

A que hora começa a enviar e-mails?

Não há um dia igual ao outro, mas em geral o e-mail é parte de como começo o dia.

Nossa empresa não dorme. Temos operações em 180 países, e por isso dia e noite não existem.

Você responde e-mails desde cedo?

Muitas vezes me exercito primeiro (corrida ou academia), especialmente em viagem.

Quando você chega ao escritório?

O horário é flexível, mas dificilmente depois das 8h.

Você usa o e-mail em horários fixos?

Leio e-mails o dia todo, mas tendo a respondê-los mais pela manhã e no começo da noite.

Você tem um endereço secreto de e-mail conhecido de poucas pessoas?

Não, meu endereço de e-mail está aberto a todos, e leio eu mesmo todos os e-mails enviados.

A que hora você sai do trabalho?

Depende das atividades do dia, mas se estou na Suécia tento ir para casa e ficar com meus filhos. Posso trabalhar de casa, mais tarde.

A que hora você vai dormir?

Bem tarde.

Quantas horas você dorme por dia?

Varia, mas não muito.

Quantas horas precisaria dormir?

Não muitas.

Você pula da cama ao acordar?

Sim.

Como é o seu final de semana?

Fico com minha família e me exercito. É claro que não existe um "dia normal" --dependendo da minha agenda de viagens e reuniões com clientes, e por isso todas as respostas acima são aproximadas.

Helena Morrissey, presidente-executiva, Newton Investment

A que hora você acorda?

Às 5h, às vezes mais cedo. Saio da cama na hora e desço para enviar e-mails do computador e do [celular] BlackBerry. Às 6h30, as crianças começam a acordar.

Quantas horas você dorme?

Cinco a seis horas. Isso é tanto por ter nove filhos quanto pelo meu cargo, mas eu sinto falta de sono. Não tenho muito tempo livre. Faço duas cargas de lavagem de roupa antes de sair para o trabalho. As pessoas fazem resoluções de serem mais ativas, mas em 2013 minha resolução é tentar fazer um pouco menos. De vez em quando é inevitável pensar como seria bom dormir oito horas.

Quando você chega ao escritório?

Por volta das 8h. Fico o tempo todo no BlackBerry.

A que horas você sai do trabalho?

Por volta das 18h. A família tende a jantar junta por volta das 19h30. Trabalho depois do jantar, enviando e-mails aos colegas nos EUA ou trabalhando duas horas na preparação das reuniões da manhã.

Tento deitar às 22h, e gosto de dormir lá pelas 23h, mas há sempre um filho acordado. Com tantos, um sempre está acordado.

Como é o seu final de semana?

Na noite de sábado, vemos um filme em família. Nas manhãs de domingo, as crianças fazem a lição de casa deles e eu faço a minha. Organizar toda a criançada requer tempo, para garantir que as meninas não estejam vestidas de meninos e coisas assim. Às vezes me atrapalho com isso.

Heather Rabbatts, conselheira da Football Association

A que hora você acorda?

Em geral levanto às 6h, mas acordo mais cedo. Sempre acordei cedo. Adoro o silêncio da manhã, antes que o mundo (ou bem, pelo menos nós que vivemos no horário de Greenwich) desperte.

A que hora você começa a enviar e-mails?

Às 8h --às vezes mais cedo, dependendo do que estiver me preocupando.

Você começa a enviar e-mails antes de qualquer outra coisa?

Se estou em Londres, começo o dia com um chá e um biscoito. Se estou em casa, em Kent, dou comida aos meus dois cachorros, tomo um chá e protejo meus biscoitos contra as artimanhas dos cachorros.

Quando você chega ao escritório?

Eu tendo a não ter muito horário para isso; meu dia começa muitas vezes com reuniões no café da manhã, antes de ir ao escritório.

Você envia e-mails o dia todo ou tem horários certos para isso?

Geralmente mando e-mails o dia todo e até o começo do novo. Meus parceiros de negócios trabalham em Nova York e em Los Angeles, por isso os e-mails e ligações estendem meu dia de trabalho.

Você tem um endereço secreto de e-mail?

Se tivesse, não contaria.

A que horas você sai do trabalho?

Varia, porque quase sempre tenho compromissos noturnos.

Você trabalha de casa à noite?

Tento não trabalhar demais de casa, mas depende do que precisa ser feito.

A que hora você vai dormir?

Não tenho um horário fixo para isso.

Quantas horas você dorme por dia?

Meu sono varia. Eu costumava dormir mal --era praticamente insone-- mas estou melhorando com a idade. Sempre acordo cedo, não preciso de despertador; estou desperta na hora.

Você se sente cansada?

Quem não se sente, às vezes?

Como é o seu final de semana?

Passeio com os cachorros, tento aprender a cavalgar meu cavalo, que sempre vê tigres de tocaia entre as árvores; passo tempo com meu parceiro e amigos. E sorrio, porque a vida é para viver.

Vittorio Colao, presidente-executivo da Vodafone

Ele acorda às 6h, se exercita por 40 minutos e depois trabalha continuamente pelo resto do dia, com e-mails e reuniões constantes ("porque as pessoas precisam ir adiante com decisões e logística, e a tecnologia permite contato constante, hoje").

Ele trabalha até as 22h45 --com uma breve pausa para almoço com a família.

Os finais de semana consistem de quatro horas de exercício e o resto é tempo dividido entre ficar com a mulher e filhos e preparar o trabalho da semana seguinte.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.


Endereço da página: