Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz coletânea de contos da escritora Katherine Mansfield

Inspiração para grandes nomes como e Clarice Lispector, a escritora neozelandesa Katherine Mansfield (1888-1923) é o tema do volume 19 da Coleção Folha Mulheres na Literatura.

A coletânea "15 Contos Escolhidos" chega às bancas no domingo (17), com narrativas da carreira da autora, morta aos 34 anos, como "Felicidade" e "A Festa no Jardim".

"Eu tinha inveja de seu texto, talvez o único texto do qual tive inveja na vida. Ela que podia fazer o que eu não posso! Katherine já não é minha rival", escreveu Virginia Woolf, referência da literatura modernista dos anos 1920, após a morte de Mansfield.

Reprodução
A escritora neozelandesa Katherine Mansfield, autora de contos como 'Felicidade' e 'A Festa no Jardim
A escritora neozelandesa Katherine Mansfield, autora de contos como 'Felicidade' e 'A Festa no Jardim'

Katherine Mansfield escreveu sobre as histórias da vida de pessoas comuns, em contos que captam e enfocam apenas uma fração de momento de algo maior em curso, como em uma fotografia.

"Nestes contos, a autora relata mudanças marcantes na trajetória de seus personagens, com fatos perturbadores decorrentes a partir de acontecimentos mais ou menos triviais", escreve a tradutora Mônica Maia, que assina o prefácio da edição.

Uma socialite feliz e prestes a receber amigos ou uma família que se vê no dilema de continuar uma festa após uma tragédia estão entre as tramas com as quais Mansfield representou, há mais de um século, emoções secretas, com frescor ainda relevante para leitores contemporâneos.


Endereço da página:

Links no texto: