Folha de S. Paulo


Crítica

Comédia sobre deficiência física fica aquém do esperado

Divulgação
Gigante Leo e Camila Márdila em cena do filme 'Altas Expectativas
Gigante Leo e Camila Márdila em cena do filme 'Altas Expectativas'

ALTAS EXPECTATIVAS (ruim)
DIREÇÃO Pedro Antonio e Álvaro Campos
ELENCO Gigante Leo, Camila Márdila, Felipe Abib, Milhem Cortaz
PRODUÇÃO Brasil, 2016, 12 anos
QUANDO em cartaz, veja salas e horários de exibição

*

A intenção principal de "Altas Expectativas" inspira imediata empatia, pois o filme fala do amor entre um anão e uma moça de estatura normal passando longe do paternalismo e da vitimização de pessoas com deficiência.

A história é uma adaptação livre da trajetória do humorista carioca Leonardo Reis, conhecido como Gigante Leo, considerado uma das grandes revelações da stand-up comedy.

Ele faz o papel de Décio, bem-sucedido treinador de cavalos no Jockey Clube do Rio de Janeiro, que se apaixona platonicamente por Lena (Camila Márdila), jovem melancólica que começa a administrar um café no mesmo lugar. Tímido e hesitante, Décio só consegue se aproximar dela por meio do humor.

Mas isso que seria um romance é desenvolvido de forma problemática. Os sentimentos de Décio não são correspondidos no início, seria muito fácil. Lena começa uma relação com o playboy Flávio (Milhem Cortaz), mas isso é mostrado bruscamente, dando a impressão de que ela só cedeu às investidas deste por dinheiro, afinal, o café enfrenta dificuldades financeiras.

Lena jamais manifesta muito interesse por Flávio, a relação entre ambos não convence. Lacônica e sempre com a mesma expressão sisuda, ela nunca mostra o que pensa ou sente. Sem matizes, insípido, o personagem de Lena empobrece a trama.

Por acaso, Décio começa a ensaiar números de stand-up com o amalucado e verborrágico Tassius (Felipe Abib), um vizinho que resolve abrir um teatro. Isso o encoraja a usar o humor para se aproximar de Lena, por meio de bilhetes que imaginamos ser espirituosos, pois seu conteúdo nos é sonegado.

Apesar de reagir com simpatia aos bilhetinhos, Lena tampouco abre a guarda. Não se pode dizer que exista um romance entre os dois. Na vida real Leo se casou com ela, mas aqui tudo fica numa espécie de limbo.

Além dessas inconsistências, a narrativa tem outro grande problema. Desde o início, fragmentos de shows de stand-up do Gigante Leo irrompem constantemente na história sem motivação alguma, quebrando o ritmo, prejudicando sua progressão. Nesses esquetes, aliás, a comicidade se baseia inteiramente sobre a deficiência física, algo que a história, em tese, evita.

O filme pretende ser uma comédia, mas o humor nunca dá as caras. As expectativas —mesmo não sendo muito altas— acabam se frustrando.

Assista ao trailer de 'Altas Expectativas'

Assista ao trailer de 'Altas Expectativas'


Endereço da página:

Links no texto: