Folha de S. Paulo


crítica

Filme explora tormentos dos comediantes Kaufman e Carrey

François Duhamel/Netflix
Jim Carrey interpreta Andy Kaufman em
Jim Carrey interpreta Andy Kaufman em "O Mundo de Andy" (1999), de Milos Forman

JIM & ANDY: THE GREAT BEYOND (ótimo)
DIREÇÃO Chris Smith
PRODUÇÃO EUA/Canadá, 2017, 16 anos
QUANDO disponível no Netflix

*

"Jim & Andy: The Great Beyond", de Chris Smith, é um documentário sobre as filmagens de "Man on the Moon" ("O Mundo de Andy"), uma cinebiografia do comediante norte-americano Andy Kaufman, filmada em 1999 por Milos Forman ("Um Estranho no Ninho") e interpretada por Jim Carrey.

Mas é muito mais que isso: é um filme sobre os mistérios da criação artística, um prodígio de montagem e roteiro, e uma exploração das personalidades de dois artistas –Kaufman e Carrey– tão talentosos quanto atormentados. É também um dos melhores filmes do ano.

Andy Kaufman (1949-1984) ficou famoso na série "Táxi", onde atuou de 1978 a 1983, mas logo se cansou do confinamento criativo da televisão e inventou uma maneira peculiar de fazer comédia, em que confrontava o público com esquetes bizarros e metalinguísticos, que desafiavam os limites entre palco e realidade.

Kaufman criou um personagem chamado Tony Clifton, um cantor de boates misógino e desagradável, e frequentemente mandava Clifton fazer shows em seu lugar. Para confundir ainda mais, às vezes mandava seu parceiro criativo, o roteirista Bob Zmuda, interpretar Clifton em clubes de comédia e entrevistas.

No auge da popularidade, Kaufman declarou que estava abandonando a comédia para se tornar lutador de "telecatch" profissional, e desafiou o campeão Jerry "The King" Lawler para um combate, transmitido em rede nacional de TV. Quando Kaufman morreu, em 1984, aos 35 anos, de câncer no pulmão, muitos, incluindo amigos próximos, acharam tratar-se de mais uma de suas brincadeiras.

Desde adolescente, Jim Carrey se identificou com a comédia surrealista de Kaufman e sua obsessão em subverter clichês cômicos. Quando ganhou o papel do comediante, em 1999, decidiu levar a extremos sua "imersão" no personagem (aliás, nos personagens, já que também interpretou Tony Clifton), e passou quase um ano vivendo na pele de Andy, mesmo fora do set.

Durante a filmagem de "O Mundo de Andy", a produtora Universal contratou a ex-namorada de Kaufman, a documentarista e artista plástica Lynne Margulies, e o roteirista e parceiro criativo de Kaufman, Bob Zmuda, para filmarem os bastidores.

A dupla acompanhou Carrey por meses, enquanto ele, "transformado" em Kaufman e Clifton, enlouquecia toda a equipe do filme.

Carrey conta no documentário que as imagens de bastidores eram tão fortes que a Universal proibiu sua veiculação até dois ou três anos atrás, quando o estúdio liberou as imagens. Essas cenas formam a base de "Jim & Andy", junto a uma reveladora e emocionante entrevista com Jim Carrey.


Endereço da página:

Links no texto: