Folha de S. Paulo


Psicodelia retrô guia o grupo Neon Indian, atração do Popload Festival

Rozette Rago/Divulgação
Alan Palomo, vocalista do Neon Indian
Alan Palomo, vocalista e compositor do Neon Indian

Vocais psicodélicos inundados de eco, timbres chiados de sintetizadores antigos e uma obsessão pela música criada nos anos 1980.

Esse é o espírito do Neon Indian, grupo americano que abre o Popload Festival nesta quarta (15) às 13h20.

Criada em 2009, em Denton, no Texas, a banda é o principal nome de uma vertente da música eletrônica conhecida como "chillwave", surgida no Brooklyn, em Nova York, no fim dos anos 2000.

Sortudos, já na estreia com "Psychic Chasms" eles ganharam da revista "Rolling Stone" o título de melhor banda nova de 2010.

O álbum seguinte, "Era Extraña" (2013), contou com a aparição do single "Polish Girl" na trilha do game "Grand Theft Auto 5", um dos mais vendidos de todos os tempos.

Se os adeptos do estilo miram mestres ingleses do synthpop, como Human League e Depeche Mode, o Neon Indian prefere devorar a discografia de Prince.

"A aleatoriedade de 'Sign O' The Times' norteou nosso terceiro disco", explica o vocalista Alan Palomo, citando o disco de Prince de 1987.

Uma primeira audição de "VEGA INTL Night School" (2015) mostra que o "electro groove" do popstar, morto em 2016, foi bem estudado.

Em "Street Level", Palomo abusa dos falsetes. A tropical "Annie" foi ilustrada por um videoclipe dirigido pelo cantor que aposta em todos os ingredientes do "chillwave": imagem de VHS, letreiros multicoloridos em neon e uma narrativa de filme noir.

Esses elementos também conversam com as obsessões do músico pelo cinema e pela cidade de Nova York.

"É impressionante como a cidade se mitifica por meio do cinema. Isso é bem nítido nos trabalhos de Spike Lee e Abel Ferrara." Ele adiciona: "quis recontar minha visão 'cartunesca' e distorcida da metrópole onde vivo".

Filho de imigrantes mexicanos, Alan diz que os EUA se sentem hostilizados com a eleição de Trump e seu desejo de construir um muro separando o país do México.

"Ele está se alimentando de um medo míope e de uma raiva equivocada", diz. "Sempre achei que minha arte fosse apolítica, mas esta recente administração me fez perceber que tenho uma plataforma para engajar pessoas."

*

NEON INDIAN - POPLOAD FESTIVAL
QUANDO quarta (15), às 13h20
ONDE Memorial da América Latina, av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. (11) 3823-4605
QUANTO de R$ 360 a R$ 500, no site ticketload.com


Endereço da página:

Links no texto: