Folha de S. Paulo


Peça usa linguagem do melodrama para debater o abuso de mulheres

Rafael Ianni/Divulgação
O showrunner Marksc Schwahn, de 'One Tree Hill' acusado de assédio sexual
As atrizes Ana Elisa Mattos (deitada) e Joyce Roma em frente à Oficina Cultural Oswald de Andrade

Vocês que me Habitam", que estreou no início da semana na Oficina Cultural Oswald de Andrade, é um espetáculo feito em camadas.

São dois planos, o da história de uma menina que sofreu um estupro, e outro mais lírico, da relação das personagens com o tempo.

Em meio aos dois, estão ainda as camadas de identidade da protagonista —que tenta entender a si mesma e o abuso que sofreu e a relação da violência com uma sociedade de tradição patriarcal.
"Quantas pessoas são necessárias para que você seja você mesma? Quantas pessoas cabem dentro de você?", ela se questiona em cena.

A montagem surgiu de uma pesquisa das atrizes Ana Elisa Mattos e Joyce Roma e do dramaturgo Gustavo Colombini sobre o tempo. O texto depois ganhou colaboração da diretora Erica Montanheiro, que criou, com a história do abuso sexual, um fio condutor para a trama.

Em cena, as atrizes alternam as alusões temporais (o tempo que parou, que ficou suspenso) com a história de uma mulher (Mattos) que, após sofrer um estupro, engravida e procura auxílio médico para realizar um aborto, mas não encontra muito suporte no sistema de saúde.

A narrativa é costurada pelo melodrama, linguagem que Montanheiro pesquisa há mais de dez anos —ela a inaugurou no seu trabalho com o grupo Os Fofos Encenam e depois a aprofundou durante residência artística na França.
O resultado se dá principalmente na linguagem corporal das atrizes, com gestos exagerados, quase coreografados, para expressar as angústias e dores da personagem.

Durante o processo da peça, surgiram no texto "frases novas a cada dia", diz a diretora. Caso de "não tem constrangimento" —referência à decisão do juiz José Eugenio do Amaral Souza Neto de libertar Diego Ferreira de Novais, que havia ejaculado em uma passageira de um ônibus.

A equipe do espetáculo também fará, em colaboração com a Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres, apresentações vespertinas para cerca de 200 mulheres que sofreram algum tipo de abuso e são atendidas pelos centros de amparo à população feminina.

*

VOCÊS QUE ME HABITAM
QUANDO seg., ter. e qua., às 20h; até 20/12
ONDE Oficina Cultural Oswald de Andrade, r. Três Rios, 363, tel. (11) 3221-4704
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Endereço da página: