Folha de S. Paulo


Grupo de Silvio Santos faz obras com escavadeira em área vizinha ao Oficina

Uma escavadeira surgiu na tarde desta segunda (13) no terreno vizinho ao Teatro Oficina (no Bexiga, no centro de São Paulo). O local pertence à Sisan, braço imobiliário do grupo Silvio Santos, e é motivo de imbróglio entre a companhia e a empresa do apresentador.

Segundo o Oficina, que publicou nas redes sociais dois vídeos mostrando o trabalho das escavadeiras, a imobiliária está realizando obras de nivelamento no terreno, mas não teria autorização para tanto.

Em um dos vídeos, o advogado Michel Rosenthal Wagner diz que os responsável pela obra não têm a documentação necessária e estariam descumprindo o Código de Obras de São Paulo.

Reprodução/Facebook
O advogado Michel Rosenthal Wagner em frente à escavadeira em um dos vídeos do Oficina
O advogado Michel Rosenthal Wagner em frente à escavadeira em um dos vídeos do Oficina

Procurada, a prefeitura disse em nota que irá "enviar um agente vistor nesta terça-feira [15] para verificar a área", mas não esclareceu se a empresa tem ou não autorização para a obra. A Sisan não se pronunciou.

37 ANOS

O embate pelo terreno tem 37 anos, mas ganhou mais capítulos recentemente. No fim de outubro, o Condephaat, órgão estadual de defesa do patrimônio, reverteu uma decisão de 2016 que proibia a construção de torres da Sisan no terreno.

O projeto reúne três torres, duas das quais fechariam a vista do teatro, cujo edifício, projeto de Lina Bo Bardi, é tombado. Outro argumento do Oficina é de que o empreendimento dificultaria a "contracenação" do teatro com o entorno, o que seria é importante para sua dramaturgia. A companhia propõe a construção de um parque com atividades culturais no local.

Um almoço sobre o assunto que aconteceria nesta segunda, entre Silvio Santos, o prefeito João Doria e Zé Celso, diretor do Oficina, foi cancelado na semana passada. Segundo o encenador, Doria teria dito a ele que Zé Celso deveria conversar diretamente com o apresentador e que o diretor não deveria ter divulgado à Folha um vídeo da reunião ocorrida entre eles e Silvio em agosto.


Endereço da página:

Links no texto: