Folha de S. Paulo


Sony retira filme de Kevin Spacey de festival, mas mantém lançamento

A Sony Pictures retirou um filme estrelado por Kevin Spacey de um festival de cinema de Los Angeles na segunda-feira (6), após alegações de má conduta sexual contra o ator. Entretanto, a empresa informou que manterá o lançamento do filme nos cinemas norte-americanos para dezembro.

O filme "All the Money in the World" ("Todo Dinheiro no Mundo", em tradução livre), que trata do sequestro do adolescente John Paul Getty 3º em 1973, tem Spacey no papel de seu avô, Jean Paul Getty, falecido milionário norte-americano do setor petrolífero

A produção deveria ter uma estreia com tapete vermelho no festival anual do Instituto Americano de Cinema (AFI, na sigla em inglês) em Los Angeles no dia 16 de novembro.

"Dadas as atuais alegações cercando um de seus atores, e por respeito aos impactados, seria inadequado comemorar em um evento de gala neste momento difícil. Consequentemente, o filme será retirado", disse a TriStar Pictures, uma unidade da Sony, em um comunicado enviado por e-mail.

Os representantes de Spacey não responderam a um pedido de comentário feito na segunda (06) a respeito da decisão do estúdio. A Reuters não conseguiu confirmar nenhuma das alegações de maneira independente.

No comunicado, a Sony afirma que cerca de 800 atores, roteiristas e membros da equipe se envolveram no filme, que está previsto para estrear no dia 22 de dezembro.

A AFI informou em um comunicado que apoia a decisão da Sony.

HISTÓRICO

Na última semana, oito profissionais da equipe de "House of Cards" relataram à CNN que Spacey transformou as filmagens da série em um ambiente tóxico por causa de assédio sexual. Entre os denunciantes está um assistente de produção, que diz ter sido atacado durante um deslocamento de carro a um set de gravação.

A Netflix informou nesta sexta (3) que "House of Cards" não terá mais a participação de Kevin Spacey e que não lançará "Gore", filme que tem o ator como protagonista e cuja estreia estava prevista para 2018.

A polícia britânica investiga acusação de assédio sexual feita contra o ator Kevin Spacey. O episódio teria ocorrido quando ele ainda era diretor do Old Vic Theatre, em Londres.

Segundo informações do jornal "The Guardian", um homem alega ter sido abusado por Spacey em 2008, quando tinha 23 anos, após tomar um drinque na casa do ator.

*

ASSÉDIO EM HOLLYWOOD

Relembre os principais casos reportados recentemente:

Harvey Weinstein
No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 65 é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio.

James Toback
Segundo o 'Los Angeles Times', mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como "Bugsy" e "O Apostador".

Roman Polanski
Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.

Dustin Hoffman
O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme "A Morte de um Caixeiro-Viajante", em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não "reflete" quem ele é.

Brett Ratner
A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de "A Hora do Rush" e "X-Men: O Confronto Final" nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.


Endereço da página:

Links no texto: