Folha de S. Paulo


Movimentos separatistas são tema de segunda edição de atração na TV Brasil

Especializado em cobertura de assuntos internacionais, o jornalista Moisés Rabinovici diz que hoje é possível contar 107 movimentos separatistas em atividade no mundo.

O assunto será abordado nesta segunda, às 22h, em "Um Olhar sobre o Mundo", que ele comanda desde a semana passada na TV Brasil.

O primeiro programa tratou da Revolução Russa e teve como convidados o ex-diplomata e ex-ministro Rubens Ricupero e o jornalista Jarbas de Holanda.

A ideia, diz Rabinovici, é pensar em um único assunto para cada segunda. "Queremos dar tratamento analítico mais profundo para questões que surgem no noticiário."

A decisão de trazer os movimentos separatistas para a mesa veio de duas situações que esquentaram neste ano: o impasse entre a Catalunha e o governo espanhol; e o referendo em cidades curdas que discute a independência de um território no Iraque.

O Curdistão é uma região geocultural que também se estende por partes da Turquia, do Irã e da Síria. Os governos desses países temem que o sucesso do movimento separatista no Iraque cruze fronteiras no Oriente Médio.

TELÉGRAFO

Apresentador do programa, Rabinovici usa sua larga experiência como correspondente internacional para passear com desenvoltura por temas diversos.

Dos 40 anos de carreira, com passagens pelos diários "Jornal da Tarde", "O Estado de S. Paulo" e pela rádio Eldorado, 16 foram como correspondente -morou oito anos no Oriente Médio, seis nos Estados Unidos e dois na França

Como jornalista, ele testemunhou guerras e situações de conflito, mas também diversos acordos de paz. Suas dificuldades de trabalho são da época pré internet, quando se amparava no uso do telégrafo para transmitir textos.

Entre suas aventuras, lembra das passagens por estradas do Líbano, que percorria com toalhas coloridas no teto do carro -para identificar que ali viajava um jornalista.

UM OLHAR SOBRE O MUNDO
Quando Seg., 22h, na TV Brasil


Endereço da página: