Folha de S. Paulo


Crítica

Elenco de 'Entre Irmãs' ajuda, mas trilha sonora coloca longa a perder

Divulgação
Nanda Costa em cena de 'Entre Irmãs
Nanda Costa em cena de 'Entre Irmãs'

"Entre Irmãs", de Breno Silveira, é um filme épico e, como tal, deixa que a emoção transborde. Trata-se de uma marca do gênero, de "E O Vento Levou" (1939) a "O Senhor dos Anéis" (2001).

A produção fortalece uma linha coerente na filmografia de Silveira, a começar por sua estreia "2 Filhos de Francisco" (2005). Desde então, Silveira defende enfaticamente um cinema sem vergonha de buscar a emoção do público. O caminho é legítimo e já foi trilhado com dignidade por grande diretores como Almodóvar.

Essa não é necessariamente a fraqueza do filme. O problema é se curvar tanto às convenções, como se estivesse a seguir um manual, o oposto do que faz Almodóvar.

A história de duas irmãs no sertão pernambucano nos anos 30 é empacotada dentro da fórmula surrada das trajetórias que correm paralelas.

Assista ao trailer

entre irmas

O esquematismo do roteiro seria menos incômodo se o filme não tivesse quase três horas de duração. É também o tempo para que o sertão seja visto em um sucessão de imagens de cartão-postal.

Mas é a trilha sonora que, definitivamente, põe a obra a perder. O problema não é a música de Gabriel Ferreira, supervisionada por Antônio Pinto, mas em seu uso. Silveira não se importa em soar excessivo.

Havia sentido na presença musical ostensiva em filmes sobre cantores como "2 Filhos..." e "Gonzaga: de Pai para Filho". Mas a reiteração em "Entre Irmãs" é apelativa.

Marjorie Estiano e Nanda Costa estão convincentes, assim como Júlio Machado no papel do cangaceiro Carcará –ele já havia se saído bem em "Joaquim". Mas o esforço deles não basta para erguer o filme.

"Entre Irmãs" é o quinto e mais quadrado longa de Silveira. Ele tem talento pra escapar dessa camisa de força sem prescindir da ambição do sucesso popular. Resta saber se é isso o ele que quer.

*

ENTRE IRMÃS (ruim)
ELENCO: Marjorie Estiano, Nanda Costa, Rômulo Estrela
PRODUÇÃO: Brasil, 2017, 14 anos
DIREÇÃO: Breno Silveira


Endereço da página: