Folha de S. Paulo


Dominado por 'travestis', Mimo Festival inicia quinta edição em Paraty

Amanda Nogueira
Liniker canta no Mimo Festival, em Paraty
Liniker canta no Mimo Festival, em Paraty

O Mimo Festival deu início à sua 14ª edição –a quinta em Paraty, no Rio– reforçando o olhar sobre a diversidade do gênero feminino, mote de uma programação composta por mulheres.

"Hoje Paraty é das travestis, e não é uma, não, é de duas, é de três", disse Raquel Virgínia, uma das vozes de As Bahias e a Cozinha Mineira, que se apresentou nesta sexta (6), primeiro dia do evento que vai até domingo (8) com programação gratuita.

Ela se referia à parceira de banda, Assucena Assucena, e à colega Liniker, que cantaria em seguida, no show de encerramento no mesmo local.

Com a guitarra sempre marcante –como em "Apologia Às Virgens Mães–, o grupo liderado pelas cantoras transexuais fazia o primeiro show da turnê de "Bixa", o segundo álbum da carreira, nomeado com inspiração no clássico de Caetano Veloso, "Bicho".

Além do repertório autoral, cantaram "Tigresa", de Caetano Veloso, e "Sapato 36", de Raul Seixas, exaltada por Assucena pelo "teor libertário do eu lírico".

Em uma das diversas performances divertidas da dupla, Raquel e Assucena recomendam o próprio álbum como um antídoto para eliminar "a visita reacionária do almoço de domingo".

Assim como na música de Raul, sobre um filho que se desvencilha do pai que o obriga a usar um sapato apertado, o show das Bahias é repleto de referências à liberdade sexual e críticas às imposições da sociedade, ainda que esse teor seja disfarçado pela mistura sonora dançante.

Já em "Pagu", de Rita Lee, a dupla foi acompanhada de Liniker. Seguiram com uma canção que, segundo Assucena, "em tempos de barbáries se torna um hino": "Dê Um Rolê", dos Novos Baianos.

Liniker, por sua vez, entoou todo o soul e a black music do já consagrado "Remonta" ao lado de sua elegante banda, os Caramelows, e a divertida backing vocal Renata Éssis. A artista revelou ainda, nesta que foi sua primeira visita a Paraty, estar preparando o próximo álbum.

Fãs apareceram com balões –que a cantora, carismática do início ao fim, emprestou no palco– e as letras na ponta da língua. Pediram por "Flutua", canção de Johnny Hooker na qual Liniker participa, mas a cantora não atendeu.

A repórter viajou a convite do festival.


Endereço da página: