Folha de S. Paulo


Músico chileno recorda parceria com Wilson das Neves: 'energia de jovem'

Wilson das Neves era um malandro moderno que não fazia distinções. Sua reconhecida humildade, que não lhe permitia fazer da bateria ou da percussão algo pirotécnico e ególatra, se desdobrava em parcerias improváveis para os mais puritanos.

Foi esse o caso nas trocas de figurinhas com Emicida, Bnegão e Max de Castro, que resultaram no show "Wilson dos Novos", em 2014. No mesmo ano, o sambista eterno, morto aos 81 em 26 de agosto, vítima de câncer, esteve em Curitiba para participar do projeto Samba do Compositor Paranaense. No meio de anônimos e aspirantes, se comportou como um deles.

Uma de suas últimas gravações em estúdio, em 2015, e sua última participação em um videoclipe, em 2016, comprovam a horizontalidade musical do baterista favorito de Chico Buarque.

Em fevereiro de 2015, Wilson das Neves encontrou o cantor chileno Gonzalo Astaburuaga Allen, conhecido como GO. Espécie de "soul man" latino, GO estava gravando as músicas do disco "Dragones" (2017) no lendário estúdio Toca do Bandido, no Rio de Janeiro.

Depois de um primeiro contato com Wilson em 2014, GO não tirou da cabeça a ideia de um dia compor ao lado de "don Wilson".

Em um dia de gravação, contatou o empresário do sambista para apresentar "Todavía", tema que havia sido composto com o objetivo de levar a cabo a parceria com o músico carioca.

"Uma semana depois, Wilson das Neves estava comigo. Minha emoção foi tremenda. Começamos a trabalhar a letra, já que ele havia recebido somente a música e a melodia. Escrevemos juntos, gravamos juntos. Não poderia ser melhor", diz o chileno.

Já em tratamento contra o câncer, Wilson das Neves estava "levemente debilitado", embora isso não tenha atrapalhado o encontro.

"Demos muitas risadas, comemos muitas maçãs e tomamos cervejas geladas. Foram dias de muito carinho, histórias e conversas", lembra GO.

O chileno recebeu diversos conselhos, ao melhor estilo de Das Neves. "Ele era genial, dono de um humor fantástico. Tinha a energia de um adolescente e a faísca criativa dos melhores maestros."

Comprovando a grandeza de Das Neves, que entendia suas participações "especiais" como mais uma oportunidade para ampliar seu repertório infinito, GO recorda ainda o que aprendeu na semana em que esteve ao lado do músico carioca.

"Entendi que artista e música podem ser uma coisa. Aprendi sobre a experiência de viver em harmonia, a humildade, sobre como o talento deve guiar nosso trabalho."

Wilson e GO cantam em português na música "Todavía", cujo clipe foi lançado em julho deste ano.

A faixa é o segundo single do disco "Dragones", e nela Wilson demonstra uma força emocionante. GO não descarta vir ao Brasil para apresentar sua música e, de certa forma, se despedir de Das Neves.

O carioca, decano do Império Serrano, também deixou dois álbuns em andamento: "Favela" e "Senzala", ambos com Kassin na produção.

O plano dos amigos e parceiros de Das Neves é concluir o projeto com a participação de artistas que trabalharam com o baterista em diferentes momentos, como Zeca Pagodinho, Elza Soares e Seu Jorge. "Favela" e "Senzala" serão lançados em vinil, em tiragem limitada.

Clipe de 'Todavía', parceria entre o chileno Go e Wilson das Neves


Endereço da página:

Links no texto: