Folha de S. Paulo


Políticos vão ao Rock in Rio divulgar programa de estímulo à cultura

Eduardo Anizelli/Folhapress
O Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidencia do governo Michel Temer, Moreira Franco, discursa para jornalistas na cerimonia de lancamento da Rio de Janeiro a Janeiro.
O ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, Moreira Franco, anuncia lançamento do programa

O Rock in Rio deu palco, na manhã deste domingo, à divulgação de um programa público de incentivo ao turismo e à cultura na cidade do Rio de Janeiro.

Políticos das três esferas de poder, incluindo o ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, Moreira Franco, o governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, estiveram presentes para anunciar o "Rio de Janeiro a Janeiro", plataforma de estímulo a cem eventos culturais do calendário carioca.

O programa prevê R$ 150 milhões das três esferas a serem destinados à estruturação e divulgação de eventos da iniciativa privada que, juntos, já representariam investimentos totais de R$ 1 bilhão.

Esse calendário inclui o festival Rock in Rio, a feira ArtRio, o Carnaval de rua, os desfiles das escolas de samba, o festival Anima Mundi e o Veste Rio, que é dedicado à moda, entre outros.

Após a exibição de um vídeo promocional com a paisagem da capital fluminense ao fundo, Moreira Franco disse que o filme mostrava "um programa que vai ser base para dar uma grande virada nessa situação terrível, constrangedora, inquietadora, que não só o carioca e o fluminense, mas o brasileiro, vive nos últimos dias". Ele se referia ao tiroteio na Rocinha na última sexta (22).

Em seguida, Crivella também retornou à questão da segurança pública. Para ele, a violência "deprime o turismo, que é na nossa economia a maior expressão de recursos. Os serviços, o comércio, a indústria, empregam muito no Rio", disse.


Endereço da página: