Folha de S. Paulo


Em SP, ministro da Cultura diz que vetos artísticos podem levar 'às trevas'

Zanone Fraissat/Folhapress
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de inauguração da nova sede do IMS
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de inauguração da nova sede do IMS

Durante a abertura oficial da sede paulistana do IMS (Instituto Moreira Salles ), na manhã desta terça-feira (19), o ministro da Cultura, Sergio Sá Leitão, ressaltou a importância do centro cultural em um momento que o setor artístico tem sofrido "ataques à liberdade de expressão".

O ministro qualifica os recentes episódios que levaram ao fechamento da exposição "Queermuseu", à apreensão de uma obra no Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande e à liminar na Justiça que tentou cancelar uma peça de teatro em Jundiaí (SP) como expressões de uma interpretação "medíocre e lamentável" das artes.

Leitão ponderou, durante entrevista à imprensa presente ao evento, que os protestos que ocorreram contra a mostra "Queermuseu" são próprios da democracia. Entretanto, quando manifestações artísticas são impedidas de acontecer, isso pode culminar em um "caminho rumo às trevas".

Os impedimentos, segundo o ministro, poderiam ser evitados com um projeto de lei que implantasse uma classificação indicativa também para exposições, como acontece no cinema.

Atualmente, a Constituição prevê que exposições sejam sujeitas à autoclassificação, ou seja, cabe à curadoria, artistas e responsáveis de museus definir a classificação indicativa em função às obras ali presentes.

Para Leitão –que define as obras apresentadas na exposição "Queermuseu" como "fortes e contundentes"–, considerações deveriam ser feitas aos proponentes dos projetos apresentados à Lei Rouanet quando trabalhos que possam "gerar qualquer tipo de reação" forem identificados.

Além do representante da pasta, o evento no IMS teve a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e do secretário da Cultura, André Sturm, que representou o prefeito João Doria (PSDB). Sturm disse estar com "inveja branca" diante o instituto, localizado na avenida Paulista, que abre as portas ao público nesta quarta-feira (20).

*

INSTITUTO MOREIRA SALLES
ONDE: Avenida Paulista, 2.424
QUANDO: abre nesta quarta (20); de ter. a dom., das 10h às 20h; qui. das 10h às 22h; feriados (exceto às segundas), das 10h às 20h
QUANTO: grátis


Endereço da página:

Links no texto: