Folha de S. Paulo


'Meu cachê é 80% do Timberlake', diz youtuber Whindersson Nunes

Marcus Leoni/Folhapress
O piauiense Whindersson Nunes durante apresentação em Petrolina, no ano passado
O piauiense Whindersson Nunes durante apresentação em Petrolina, no ano passado

Apontado como o maior influenciador digital do Brasil atualmente, o piauiense Whindersson Nunes, 22, será a principal atração de um palco novo da edição atual do Rock in Rio, o Digital Stage.

Com o espaço, o festival de música abre espaço para uma nova geração de artistas –os "youtubers", jovens que surgiram nas redes sociais e de vídeo, com estilos variados, mas não raro misturando humor e música.

"Sensacional criar um espaço para os youtubers dentro do maior evento de música do Brasil", disse Whindersson à Folha, por e-mail. "Um oportunidade única para mostrarmos nosso trabalho a um outro público."

Ele vai ser uma das atrações do Digital Stage neste sábado (16), apresentando-se com cinco entradas de 20 minutos cada uma.

Questionado sobre seu cachê para participar do festival, fez piada. "Tudo permuta...kkkkkk. Brincadeira, meu cachê é 80% do Justin Timberlake (rsrsr)."

A organização do festival não informa quanto pagou a nenhum dos participantes. Diz apenas que os valores para os "headliners" do palco Mundo –as estrelas internacionais que encerram cada dia– foi idêntico, e o mais caro já pago.

O investimento no Rock in Rio deste ano (incluindo a infraestrutura da Cidade do Rock) foi de R$ 200 milhões, segundo os organizadores.

POPULARIDADE

Whindersson certamente receberá uma fração muito menor do valor de Timberlake, um dos astros mais bem pagos do mundo.

Mas, em ao menos um quesito, ele supera o cantor americano: seus 23 milhões de seguidores no YouTube são quase quatro vezes os 6 milhões que acompanham Timberlake (que fecha a noite do dia 17, no palco Mundo).

Esses números ajudam a entender por que o piauiense foi considerado o maior influenciador do momento no Brasil para jovens de 14 a 34 anos, de acordo com pesquisa feita pelo Google e divulgada na segunda (11).

Ele diz que as estrelas da internet brasileira não têm popularidade comparável à das principais atrações internacionais do festival, fora da rede.

"Mas, nacionalmente, temos ganhado nosso espaço e conseguido números importantes. Mais que isso, conseguido mostrar nosso trabalho e viver dele, que é o objetivo."

Sobre a apresentação que fará, diz que será "um show diferente dos que eu faço na minha turnê". "Será musical, acompanhando de uma banda, onde apresentarei minhas paródias e algumas músicas autorais que já publiquei em meu canal. Terá humor, mas o foco será a música."

Essa será sua primeira vez no festival, que está chegando à sétima edição nacional.

"Meu primeiro Rock in Rio será participando, que sonho, né? Pretendo assistir ao Maroon 5 e, se pudesse, os conheceria."


Endereço da página: