Folha de S. Paulo


Peça com transexual em papel de Jesus é cancelada após decisão judicial

A apresentação da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" agendada para esta sexta-feira (15), no Sesc Jundiaí, foi cancelada por decisão judicial devido ao seu conteúdo.

Em página do Facebook, a organização do espetáculo creditou o pedido de cancelamento a "congregações religiosas, políticos e pelo TFP (Tradição, Família e Propriedade)."

"A tristeza é grande, mas o desejo de continuar também", disseram na publicação.

A peça recria a história de Jesus como uma transexual. Autora do monólogo, a trans inglesa Jo Clifford escreveu a peça como forma de lidar com sua religião quando decidiu mudar de sexo em 2006, aos 56 anos. O espetáculo estreou no Filo - Festival Internacional de Londrina, em agosto de 2016, e teve sessões no Sesc Pinheiros em outubro.

A atriz e travesti santista Renata Carvalho, que interpreta Jesus Cristo na peça, diz que houve protestos contra a peça durante a semana e que foi ela informada sobre a liminar hoje, às 18h30, pela equipe do Sesc, uma hora e meia antes de começar o espetáculo.

"Eu estava me maquiando", conta. "Estamos vivendo tempos muito difíceis", diz, também em comentário a ataques que o site do Sesc no Facebook sofreu por causa da peça.

O público que havia comprado ingresso permaneceu na porta do teatro, em apoio aos artistas.

Segundo Carvalho, o documento judicial suspende apenas a apresentação no Sesc Jundiaí. Neste sábado (16), o espetáculo será apresentado no Sesc de São José do Rio Preto e no domingo no Sesc de Santo André. Ainda estão previstas sessões no festival Porto Alegre em Cena (dias 21 e 22).


Endereço da página:

Links no texto: