Folha de S. Paulo


'Força da Mulher' é tema da nova mostra na galeria Houssein Jarouche

Com artistas homens e mulheres, a exposição "Frauenpower", aberta neste sábado (16) na galeria Houssein Jarouche, retrata o poder da mulher.

A inspiração para o tema surgiu a partir do trabalho da austríaca Kiki Kogelnik, que faz críticas sutis ao retratar mulheres com os olhos "dopados", explica o curador Paulo Azeco. "É como se a mulher estivesse sob efeito de um 'ecstasy ruim'."

"Ela aborda a venda do corpo da mulher ser sempre retratado como um objeto, como se ela não enxergasse o que está acontecendo", explica.

"Frauenpower", termo em alemão para "poder da mulher", pincela diferentes aspectos do corpo feminino, como ideal de beleza, objetivação, sexualização e misoginia.

Obras em serigrafia compõem a maioria das 32 que estão expostas. A escolha de quadros que utilizam esta técnica está ligada à importante característica da pop art – especialidade da galeria – e por ser técnica que torna obras de grandes nomes do mundo das artes mais acessíveis, como a obra de Andy Warhol "Kiku" presente na exposição.

Além do clássico da pop art, a mostra tem obras de diferentes artistas, como Marina Abramovi, Sandra Gamarra, Lenora de Barros, Vânia Toledo e Carlos Vergara.

Olhar masculino sobre um tema que diz respeito à mulher foi o maior desafio da curadoria, conta Azeco. "Me limitou", diz o curador, que, para não soar agressivo, deixou de inserir obras com caráter machista.

"A exposição fala sobre a figura da mulher, pois acho que é impossível um homem fazer uma mostra que retrate o feminismo", explica Azeco.

FRAUENPOWER
QUANDO: 16/09 até 18/11
ONDE: Galeria Houssein Jarouche (r. Estados Unidos, 2205; tel. 11 3061-0690)


Endereço da página:

Links no texto: