Folha de S. Paulo


Primeiro fim de semana do Rock in Rio ganha Maroon 5 em dobro; confira

A ausência de Lady Gaga enfraqueceu a programação da primeira semana do Rock in Rio, estrategicamente voltada para o pop. Ela era o nome capaz de provocar filas na entrada da Cidade do Rock e reações histéricas na plateia.

Duas noites de Maroon 5 é algo que satisfaz apenas ao grupo americano, que levará cachê dobrado do Brasil. Na sexta (15), noite de abertura, a troca deixa a programação mais homogênea. O Maroon 5 tocará depois do australiano 5 Seconds of Summer, e há algum paralelo entre as bandas.

A base dos dois grupos é o rock, numa versão amenizada com muito romantismo inserido para ganhar as plateias femininas. O 5 Seconds of Summer, com fúria punk simulada, atinge as meninas mais jovens, cheias de energia para pular. O Maroon 5, com o badalado vocalista Adam Levine, já funciona bem com pós-adolescentes e até trintões que houvem pop nas rádios e nos aplicativos.

A repetição do headliner da noite anterior prejudica o sábado, porque o Maroon 5 encabeça então uma das escalações menos interessantes da edição deste ano, com o novato Shawn Mendes, conhecido só pelas meninas mais novas, e Fergie, que longe do Black Eyed Peas tem uma carreira sem grande brilho. Antes, o manjado Skank.

Assim, a noite de domingo promete fazer a diferença na primeira semana do Rock in Rio 2017. Alicia Keys e Justin Timberlake, que se apresentam no evento pela segunda vez, têm carisma, beleza e voz para agradar. Nem de longe igualarão o impacto que teria Lady Gaga, mas fazem um pop classudo de primeira linha.

Sexta-feira, 15 | Sábado, 16 | Domingo, 17

SEXTA, 15/9

PALCO MUNDO

IVETE SANGALO, às 19h
Maior vendedora de CDs nas últimas duas décadas no Brasil, a cantora baiana tem forte relação com o Rock in Rio. Além desta ser sua terceira participação no festival carioca, ela já cantou nas "filiais" que Roberto Medina espalhou pelo mundo: nas sete edições do Rock in Rio Lisboa, duas vezes no Rock in Rio Madri e no Rock in Rio Las Vegas. É praticamente uma embaixadora da franquia.

PET SHOP BOYS, às 21h
O vocalista Neil Tennant era jornalista de destaque na imprensa roqueira britânica no início dos anos 1980 e a ideia de formar um grupo de som eletrônico foi uma resposta a músicos que não gostavam de suas críticas. O sucesso da dupla naquela década foi estrondoso. Apesar de não repetir nos últimos tempos o mesmo impacto, o Pet Shop Boys nunca parou e faz shows dançantes.

5 SECONDS OF SUMMER, às 22h30
Quem gosta dos garotos australianos diz que a banda repete o ímpeto do Green Day fazendo punk pop. Quem não gosta prefere dizer que os quatro formam uma espécie de "boy band com instrumentos". O apelo entre as meninas adolescentes é inegável e o público do quarteto deve conviver tranquilamente com a plateia que irá ao Rio para ver Lady gaga encerrando a primeira noite.

MAROON 5, à 0h15 de sábado
A banda lançou três discos nos anos 1990 com outro nome, Kara's Flowers. O show no Rock in Rio deve mostrar novamente o pop rock grudento e competente do grupo. As atenções devem ficar centradas no vocalista Adam Levine, personagem midiático que ganhou fama também como jurado no americano "The Voice" e em algumas pontas em filmes e séries de TV. Este primeiro show ocupa o horário que era de Lady Gaga e possivelmente terá a presença de vários fãs da popstar.

PALCO SUNSET

SG Lewis, às 15h05
Céu + Boogarins, às 16h30
Fernanda Abreu + Focus Cia. de Dança + Dream Team do Passinho, às 18h
Salve o Samba!, às 20h

A proposta de parcerias inusitadas do Palco Sunset só tem um representante "legítimo" no primeiro dia do festival: a ótima cantora paulistana Céu com o rock quase lisérgico dos goianos do Boogarins. Sg Lewis é um DJ e produto ainda novato. Fernanda Abreu mostrará seu repertório consagrado e canções do recente álbum "Amor Geral" com apoio de grupos de dança, arte que está desde sempre em seu DNA. E a festa Salve o Samba! é mais uma celebração do gênero, com os nomes fortes de Martinho da Vila, Alcione, Jorge Aragão, Criolo e Roberta Sá. Não é exatamente uma novidade.

*

SÁBADO, 16/9

PALCO MUNDO

SKANK, às 19h
Já veteranos do rock nacional, os mineiros do Skank têm repertório para balançar a plateia gigante do Rock in Rio. Com trânsito livre entre fãs de pop e de rock, não vão ter problemas para cativar quem estiver no Parque Olímpico para ver Shawn Mendes e Maroon 5, provavelmente uma audiência que reúne muitos filhos dos seguidores mais antigos do Skank. Vai ser um show-baile.

SHAWN MENDES, às 21h
Aos 19 anos, o garoto canadense é mais um egresso da geração YouTube, como Justin Bieber. Mesmo nos Estados Unidos, onde está concentrada a maior repercussão de seu pop romântico, ele não está acostumado a plateias enormes como encontrará no Rock in Rio. Shawn Mendes vem ao Brasil para quebrar alguns recordes pessoais e para garimpar uma futura leva de admiradores.

FERGIE, às 22h30
Boa cantora, Fergie lançou quatro álbuns com o grupo Black Eyed Peas, um dos grandes nomes do pop na década passada. Bonita, arrisca de tempos em tempos uma aventura no cinema. Entre seus filmes, ganhou maior destaque em "Nine", com Daniel Day-Lewis. Quando criança, ela dublou a personagem Sally em dois longas de animação da turma do Charlie Brown e Snoopy

MAROON 5, à 0h15 de domingo
Repeteco, mas agora destinado mais ao seu público.

PALCO SUNSET

Homenagem a João Donato com Lucy Alves + Emmanuelle Araújo+ Tiê + Mariana Aydar, às 15h05
Blitz + Alice Caymmi + Davi Moraes, às 16h30
Rael + Elza Soares, às 18h
Miguel + Emicida, às 20h

De todos os encontros do segundo dia do festival, o mais interessante é justamente o escalado em cima da hora, para substituir o doente Charles Bradley: o rapper Rael e a diva Elza Soares devem fazer seus mundos colidirem com harmonia. As boas cantoras devem render justo tributo a Donato. Alice Caymmi e David Moraes não devem ter muito espaço no rock teatral da Blitz. E o americano Miguel e o paulistano Emicida correm por fora. Quem sabe possa sair algo bom dessa mistura de R&B e hip hop.

*

DOMINGO, 17/9

PALCO MUNDO

FREJAT, às 19h
Frejat é o único nome desta edição de 2017 que participou do primeiro Rock in Rio, em 1985, ainda como guitarrista da banda carioca Barão Vermelho. Depois de mais de 30 anos com o grupo, a maior parte do tempo também como vocalista, substituindo Cazuza (1958-1990), ele deixou oficialmente o Barão e deve intensificar a carreira solo. Frejat tem como marca registrada fazer clipes de animação.

WALK THE MOON, às 21h
Indie pop. Dance rock. Alternative rock. Até de new wave o quarteto Walk the Moon já foi chamado, mas o que a banda liderada por Nicholas Petricca queria mesmo era ser comparada ao Police. Eles gostam tanto da ex-grupo de Sting que até nome tiraram do hit "Walkin on the Moon". Diante do provável maior público de sua carreira, a banda deve fazer os momentos mais rock de uma noite pop.

ALICIA KEYS, às 22h30
Alicia Keys tinha só 20 anos quando seu álbum de estreia escalou as paradas do mundo todo e rendeu a ela um a baciada de estatuetas na festa do Grammy. Jovem, linda, uma voz magnífica e muita técnica no piano. Era difícil achar um defeito na menina. Tem gente que aponta nela uma certa insegurança, dizem que seus discos mais recentes estão meio sem rumo. Mas, na hora de desfilar os hits, deve emocionar o Rio.

JUSTIN TIMBERLAKE, à 0h15 de segunda
Para quem já foi chamado de "o novo Frank Sinatra" (porque se dá bem como cantor, ator e galã) e também de "Michael Jackson branco", o melhor é ser mesmo Justin Timberlake. Ele volta ao Rock in Rio com chance de melhorar um pouco a impressão de seu primeiro show no festival em 2013, do qual muita gente esperava mais. Há quatro anos sem gravar inéditas, pode ser que apresente novidades.

PALCO SUNSET

HMB + Virgul + Carlão, às 15h05
Johnny Hooker + Liniker + Almério, às 16h30
Maria Rita + Melody Gardot, às 18h
Nile Rodgers + Chic, às 20h

Quem chegar cedo vai poder matar a curiosidade sobre o hip hop produzido em Portugal. Três nomes da cena do país se reúnem no palco. Hooker, Liniker e Almério vão representar a presença cada vez mais forte de artistas que inserem a questão de gênero na nova MPB. De Maria Rita e Melody Gardot é difícil prever se suas grandes garotas poderão render tão bem juntas como fazem separadamente. E surpresa nenhuma para o encerramento do Sunset no domingo. Nile Rodgers comanda seu bom e velho Chic em show nostálgico.


Endereço da página:

Links no texto: