Folha de S. Paulo


Cleber Papa é afastado do cargo de diretor artístico do Theatro Municipal

Greg Salibian/Folhapress
Cleber Papa, ex-diretor artístico do Theatro Municipal
Cleber Papa, ex-diretor artístico do Theatro Municipal

O diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, Cleber Papa, foi informado nesta sexta (1º) sobre seu desligamento da instituição. Ele era contratado pelo Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, OS que administra a casa desde 2013.

Papa confirmou a informação, mas disse que a decisão foi tomada "pela nova instituição gestora do teatro", em referência ao Instituto Odeon, que está assumindo neste mês a administração do teatro. A Folha apurou que, além de Papa, outros funcionários do Municipal também foram demitidos na transição.

O instituto Odeon assume o Municipal após um longo processo de concorrência: em julho, o instituto Casa da Ópera, fundado por Papa, mas que não o tem mais em seu quadro de funcionários, venceu o edital público.

A Odeon contestou o resultado, argumentando que a relação com Papa privilegiou a Casa da Ópera durante a concorrência.

No mês passado, a Secretaria Municipal de Cultural, à qual o Municipal é vinculado, inabilitou a Casa da Ópera, mas sem atribuir a mudança à ligação entre Papa e o instituto.

Segundo publicado no "Diário Oficial", a instituição não entregou um balanço patrimonial conforme o modelo exigido pelo edital. A Odeon, que estava em segundo lugar no processo de concorrência, assumiu então a liderança.

A Odeon não confirmou nem negou a demissão de Papa à Folha, apenas disse que, na segunda-feira (4), a Secretaria de Cultura vai "se posicionar" sobre decisões referentes ao teatro.


Endereço da página: