Folha de S. Paulo


Livro da Coleção Folha resgata a produção monumental da arte grega

Divulgação
Volume 13 da Coleção Folha O Mundo da Arte
Volume 13 da Coleção Folha O Mundo da Arte

Tendo o bem e o belo como ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça, a arte grega se manteve presente ao logo da história ao ter seus valores retomados de tempos em tempos.

No próximo domingo (10), a Coleção Folha O Mundo da Arte leva às bancas seu 13º volume, dedicado aos diferentes períodos da arte produzida na Grécia.

Divulgação
Volume 13 da Coleção Folha O Mundo da Arte
Volume 13 da Coleção Folha O Mundo da Arte

O primeiro, conhecido como arcaico (séculos 8 a 6 a.C.), foi muito influenciado pelos egípcios. E, assim como eles, os gregos erguerem grandiosos templos para seus deuses.

Mas logo eles se diferenciaram e criaram um estilo próprio, naturalista, baseado na atenta observação da anatomia humana.

Arte Grega (Vol. 13)
l
Comprar

Os corpos que serviram de modelo para as primeiras esculturas foram de atletas vencedores dos Jogos Olímpicos, que pagavam para ter as próprias imagens esculpidas em mármore.

A escultura grega, portanto, nasceu no estádio e só chegou aos templos um século depois. O Partenon foi o maior deles e já abrigou uma estátua de 11 metros de altura da deusa Atenas, feita por Fídias, o maior dos escultores da Grécia.

Tanto Fídias como o Paternon fazem parte do apogeu da cultura grega, que aconteceu durante o período clássico (séculos 5 a 2 a.C.).


Endereço da página:

Links no texto: