Folha de S. Paulo


Autodidata, neto de Chico Buarque faz estreia no disco 'Caravanas' do avô

Leo Aversa/Divulgação
Chico Buarque e seu neto, Chico Brown
Chico Brown, neto de Chico Buarque e filho de Carlinhos Brown, estreia com parceria com avô

"Não tem como não se sentir pressionado", diz Chico Brown, 21 anos completados nesta terça (22). É fácil entender: filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque, estreia em disco com uma parceria com o avô, a valsa "Massarandupió", uma das inéditas de "Caravanas".

"É uma pressão até um pouco maior do que deveria ser, porque eles são referência grande em termos de canção, e meu lado é mais musical, não tenho nem metade do domínio poético deles", diz o baiano, que vive no Rio desde os 12 anos.

Músico autodidata e dono de um ouvido absoluto, capaz de reconhecer cada nota que ouve, Chiquinho descobriu a inclinação musical ainda cedo, com a ajuda do ambiente familiar.

"Quando eu era bebê, rolou aquele primeiro contato com o batuque", conta o rapaz. "Pegava colher de pau da cozinha para sair batendo, pegava as percussões de meu pai em casa. Me colocavam para bater timbau nos shows da Timbalada ainda bebezinho, eu nem me lembro."

Nas visitas aos avós maternos na infância (sua mãe é Helena Buarque, filha de Chico e da atriz Marieta Severo), passou a brincar com um piano "que o próprio Tom [Jobim] escolheu, segundo meu avô me disse".

"Sentava no piano para aprender as trilhas sonoras de desenhos animados, tirava de ouvido, achava a coisa mais natural do mundo. A primeira música que eu tirei inteira foi a 'Marcha Imperial' do John Williams, de 'Star Wars'."

Quando se mudou para o Rio, em 2008, passou a estudar guitarra e a levar mais a sério a ideia de compor. Hoje diz ter "três dias, quatro horas, 23 minutos e 47 segundos" de material próprio gravado em seu computador.

Caravanas
Chico Buarque
l
Comprar

Começou a dar vazão a parte dele montando uma banda com amigos de colégio, com a qual faz apresentações em saraus e festas estudantis.

"Massarandupió" surgiu parcialmente num sonho, diz o rapaz. "Fiquei muito tempo tentando terminar, procurando dentro de mim melodias. Fiquei com essa pressão de 'pô, vou fazer uma música com o homem, tenho que colocar uma coisa muito boa'." Confira abaixo o clipe da canção.

Massarandupió

Além de Chiquinho, sua irmã Clara também aparece em "Caravanas", dividindo os vocais de "Dueto" com o avô, como já havia feito em cena caseira do longa "Chico: Artista Brasileiro" (2015), de Miguel Faria Jr. Confira a participação de Clara no vídeo abaixo.

Dueto Chico Buarque e Clara Buarque


Endereço da página:

Links no texto: