Folha de S. Paulo


Folha faz pré-estreia de documentário sobre cinema de Walter Carvalho

Divulgação
Walter Carvalho e Béla Tarr em 'Um Filme de Cinema
Walter Carvalho e Béla Tarr no documentário 'Um Filme de Cinema'

A Folha promove na terça-feira (22) a pré-estreia do documentário "Um Filme de Cinema", com a presença do diretor Walter Carvalho e do crítico, jornalista e escritor Amir Labaki, fundador do festival de documentários É Tudo Verdade.

A sessão acontecerá no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, a partir das 20h. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes do início.

Após a exibição, haverá um debate com Carvalho e Labaki, mediado pelo repórter da "Ilustrada" Guilherme Genestreti.

A partir de um cinema em ruínas no interior da Paraíba, o documentário faz uma reflexão sobre a produção cinematográfica, com depoimentos de cineastas como os brasileiros Karïm Ainouz e Júlio Bressane, além do chinês Jia Zhang-Ke, da argentina Lucrecia Martel e do húngaro Béla Tarr.

Carvalho gravou as imagens de abertura e encerramento do filme em 2002, ainda durante as filmagens de "Amarelo Manga", em que foi diretor de fotografia. O filme, no entanto, só ficou pronto 14 anos depois.

O diretor aproveitou brechas de filmagens para conversar com cineastas com quem trabalhou. Depois, fez viagens especiais para entrevistar outros diretores por quem tinha admiração, como o americano Gus Van Sant e o britânico Ken Loach.

Em entrevista à Folha, em 2015, Carvalho contou que sua ideia era retratar no longa a continuidade do cinema. "Nesses 14 anos, o filme foi mudando, mas no fim das contas continuou falando do que eu queria falar."


Endereço da página: