Folha de S. Paulo


Emerson Leal, Julia Bosco e Gustavo Macacko lançam EP em São Paulo

Flora Pimentel/Divulgação
Emerson Leal, Julia Bosco e Gustavo Macacko, do grupo Três Quartos
Emerson Leal, Julia Bosco e Gustavo Macacko, do grupo Três Quartos

Reunidos no Rio, o baiano Emerson Leal, a carioca Julia Bosco e o capixaba Gustavo Macacko escolheram São Paulo para lançar o primeiro EP de seu projeto conjunto. Os três cantores e compositores apresentam nesta quarta (16), no Teatro Viradalata, as músicas do Três Quartos.

Cada um deles estava tocando a carreira individual, mas a amizade era forte. Eles se conhecem há muito tempo, escreveram algumas músicas juntos e participaram uns dos shows dos outros.

"Do prazer dessa convivência veio a vontade fazer alguma coisa juntos, de conceber um projeto desde o começo", conta Emerson Leal à Folha. "Foi a Julia que sugeriu, no final do ano passado. Todos toparam na hora e lançamos o EP, só em versão digital."

Eles soltaram antes um single, "Eu Parei de Te Seguir", canção escrita por Emerson. "Achei que tinha a cara desse projeto. Nesse disco a gente tem duas músicas que os três fizeram juntos, 'Papai do Selfie' e 'Três Quartos', tem mais uma minha chamada 'Na Frente da Tela', e uma que eu fiz com o Macacko, 'O Famoso Quem (e a Orquestra Invisível)', que nunca tinha sido gravada", diz o cantor.

Ele tem dois álbuns lançados, "Emerson Leal" (2012) e "Cortejo" (2016). Parceiro de nomes como Luiz Tatit e Tom Zé, suas músicas são conhecidas nas vozes de outros intérpretes, entre eles Ana Carolina, que gravou com sucesso "Vai que Dá Certo".

Macacko gravou neste ano o primeiro DVD, que dá boa amostra de sua carreira, registrada nos álbuns "Macaco, Chiquinho e o Cavalo" (2010) e "Despontando para o Anonimato" (2015). Ele tem músicas escritas com Otto e Gabriel O Pensador e já fez cinco turnês na Europa.

Julia, que é filha do cantor João Bosco, fez sua estreia com "Tempo" (2012), bebendo na MPB, e derivou para uma música mais pop em "Dance com Seu Inimigo" (2016). "Nesse disco da Julia tem uma música minha com ela, 'Pra Gozar', e uma parceria dela com o Macacko, que dá título ao álbum", diz Emerson. "Pois é, a gente já está junto há algum tempo."

Provavelmente as razões da afinidade entre os três passam pela preocupação que cada um, separadamente, dedica à criação de letras complexas, que podem ser densas ou cheias de humor, mas sempre bem acima da média do que está sendo lançado hoje no Brasil.

"A Julia é letrista de mão cheia, o Macacko é sobretudo letrista, e eu me preocupo com isso. A letra não é algo menor, não é um apêndice da música, como algumas pessoas acreditam. É a comunicação mais direta com as pessoas", afirma Emerson, listando letristas que admira, como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Luiz Tatit. "São fabulosos."

O público paulistano verá o trio o tempo todo no palco. Emerson toca seu violão, Macacko empunha a guitarra e os três cantam. "A gente usa umas programações eletrônicas para encorpar, para ajudar a passar o recado em algumas canções. Fora isso, são três vozes, violão e guitarra."

O grupo fez temporada no Rio neste ano, antes do EP, na qual foi testando o repertório. Para cada show convidaram alguns amigos, como Mart'nália, Thais Gulin e Luis Carlinhos. O show em São Paulo terá participação de Luiz Tatit e Fernando Salem.

TRÊS QUARTOS
QUANDO quarta (16), às 21h
ONDE Teatro Viradalata, r. Apinajés, 1.387, tel. (11) 3868-2535
QUANTO R$ 50
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: