Folha de S. Paulo


Rita Lee lança 'Dropz' e compara livro a uma caixinha de bombom

Guilherme Samora/Divulgação
Rita Lee lança 'Dropz', coletânea de 61 contos
Rita Lee lança 'Dropz', coletânea de 61 contos

A cantora está morta (ou em pausa, vá lá), longa vida à escritora. Quatro anos depois de abandonar os palcos e sua extensa e bem-sucedida carreira musical, Rita Lee se reinventou como autora e lança agora seu terceiro livro desde 2013, "Dropz".

Coletânea de 61 contos, ele surge menos de um ano após a publicação de "Rita Lee, Uma Autobiografia" (Globo Livros, 2016), que já vendeu 300 mil exemplares e se transformou num "sucesso totalmente inesperado", segundo a autora.

"Assim que terminei a bio, bateu um vazio tipo pós-parto, voltei ao meu iPad e os contos foram brotando. Escrevi o 'Dropz' em três meses e sem pressão alguma", diz Rita, em entrevista por e-mail.

Tal qual uma Forrest Gump tupiniquim, ela define a nova obra como "uma caixa de bombom: tem meditações, historietas de mundos paralelos e até flertes com La Fontaine". Com seu humor característico, diz que gostaria de ver o livro na seção "infantojuvenil" das livrarias.

Os 61 textos do livro parecem mais destinados a um público adulto, no entanto. Variando em estilo e tamanho (a maioria com até duas páginas), têm em comum o tom debochado, típico da cantora. Sua porção crítica e iconoclasta também se faz presente.

Já desde os contos iniciais –"Baião de Dois", sobre um casal bizarro, e "Hã?", sobre uma menina-planta– fica claro o apreço da escritora pelas narrativas fantásticas. "O surreal sempre me encanta, é um brilho bem-vindo em nossas vidinhas bestas", diz.

Não por acaso, lista o colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) como um de seus autores favoritos, ao lado do americano Rex Stout (1886-1975).

Alguns textos são mais reflexivos, próximos das crônicas, como "Eis-Me", cuja frase de abertura poderia servir de epígrafe para o livro: "Eis-me aqui viva, mera mortal, filosofando sobre a vida, sobre Deus, sobre a crise mundial."

Ainda que, em diversos trechos, Rita pareça estar falando de si mesma e de pessoas que conheceu, ela afirma que "diferentemente da bio, 'Dropz' é todo ficção".

Talvez o seja, mas parte da fantasia foi calcada na realidade: há histórias que tratam das mortes de Elvis Presley, James Dean e JFK ("Adoro uma teoria de conspiração, vivo fuçando sites sobre assuntos que fazem parte das dúvidas do coletivo") e outras que citam personagens reais.

Há também um conto que protesta contra a política e o jeitinho brasileiros, criticando tanto as "viúvas do Chê" quanto o reino "dazelite coxinha".

Ela compara o processo de criação dos textos ao das letras de música: não segue uma rotina nem horários de trabalho, "o santo baixa a qualquer momento do dia".

"São inspirações parecidas, passar da poesia à prosa veio naturalmente, foi o mesmo processo como quando inventava histórias para minha neta dormir", afirma.

Dropz
Rita Lee
l
Comprar

Não por acaso, dez canções são citadas ao longo de "Dropz", e a autora faz questão de identificá-las no fim do livro, bem como seus autores e intérpretes. Uma letra inédita, de sua autoria, foi "psicografada" durante a escrita, e aparece em "Mameluka".

Rita aproveita o livro para exercitar sua porção desenhista, criando pequenas ilustrações para as histórias. "No fim de cada conto me dava vontade de fazer uma caricatura do texto... Veja você que, além de me meter a escritora, eu arrisquei fazer as ilustrações."

É dela ainda o autorretrato que ilustra a capa da obra, em que se pintou como uma palhaça –o original foi feito em 1997, como presente para Roberto de Carvalho, seu parceiro musical e de vida.

LANÇAMENTO

Rita Lee estará na terça (15) na Saraiva do shopping Pátio Paulista para a sessão de autógrafos de "Dropz", a partir das 17h. Porém, o leitor terá de pegar uma senha (limite de 300), que será distribuída entre 9h e 10h do mesmo dia na porta do shopping (ou dentro da livraria após as 10h). A autora autografará no máximo dois exemplares por senha.

DROPZ
AUTORA Rita Lee
EDITORA Globo Livros
QUANTO R$ 45 (272 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: