Folha de S. Paulo


Terror brasileiro 'As Boas Maneiras' é premiado em festival europeu

O filme de terror brasileiro "As Boas Maneiras" ganhou neste sábado (12) o prêmio especial do júri no 70º Festival de Locarno, realizado na Suíça.

Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, o longa foi escolhido pelos cineastas Olivier Assayas (França), Miguel Gomes (Portugal) e Jean-Stéphane Bron (Suíça), pelo produtor grego Christos Konstantakopoulos e pela atriz austríaca Birgit Minichmayr. Já o Leopardo de Ouro, principal troféu da mostra suíça, foi para o chinês "Mrs. Fang", de Wang Bing.

Em "As Boas Maneiras", a grávida Ana, personagem de Marjorie Estiano, contrata Clara, vivida pela portuguesa Isabél Zuaa, uma solitária enfermeira que mora na periferia de São Paulo, para ser babá de seu futuro filho. Conforme a gestação avança, Ana começa a apresentar comportamentos estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

De acordo com comunicado divulgado no site do Festival, "Rojas e Dutra mostraram uma maturidade de direção que justifica plenamente o prêmio dado pelo júri". "Caminhando na linha entre a verossimilhança e a completa loucura sobrenatural, a dupla define um tom específico nas cenas de abertura e o leva até a linha de chegada, nunca caindo no que se poderia definir como uma filmagem 'acomodada'".

Em julho, a Folha assistiu uma cena do longa. Na sequência, a personagem de Estiano cruza ruas em direção à luz de uma Lua que paira expressionista sobre os arranha-céus.

Após Locarno, "As Boas Maneiras", que foi filmado em São Paulo e Barueri, deve passar por festivais brasileiros e estrear entre final de 2017 e início de 2018. A obra ainda não tem classificação indicativa.

Trailer

PRINCIPAL PRÊMIO

Quem levou o "Leopardo de Ouro", principal prêmio da competição, foi "Mrs. Fang". Dirigido pelo chinês Wang Bing, o documentário mostra os últimos dias de uma idosa.

Após a vitória, em entrevista publicada no site do Festival, Wing declarou que seu documentário "reflete a verdade da vida".

"O objetivo original era visitar a Sra. Fang e se concentrar nela, na sua família e nos seus vizinhos. No entanto, uma vez que cheguei na aldeia, decidi mostrar a vida diária na região também", completou.


Endereço da página:

Links no texto: