Folha de S. Paulo


André Mehmari apresenta peça inédita 'Suíte Policarpo' na abertura da Flip

Bruno Santos/Folhapress
O pianista André Mehmari se apresenta na abertura da 15ª Flip
O pianista André Mehmari se apresenta na abertura da 15ª Flip

O pianista e compositor André Mehmari apresentou a peça inédita "Suíte Policarpo", uma homenagem ao escritor Lima Barreto, na noite de abertura da Flip nesta quarta-feira (26).

A suíte de quatro movimentos foi executada por Mehmari na tenda da praça da Matriz.

Apesar de algumas pessoas terem ido embora depois da sessão de abertura da festa Lima Barreto: Triste Visionário, a apresentação ainda contou com grande participação do público.

As pessoas, além de ocuparem as 700 cadeiras da tenda, assistiram a apresentação em pé na praça .

Antes de apresentar a peça exclusiva, composta pelos estilos valsa, dobrado, modinha e maxixe, Mehmari executou uma música de Ernesto Nazareth, compositor contemporâneo de Lima Barreto que, da mesma forma que o escritor, "teve um ocaso muito triste que mostrou como nosso país trata mal seus grandes artistas".

Para apresentar cada um dos movimentos, Mehmari leu os trechos que o inspiraram. Para compor a valsa, por exemplo, o músico tomou como base a cena em que Policarpo decide tomar aulas de violão.

"Major, o violão é o instrumento da paixão. Precisa de peito para
falar... É preciso encostá-lo, mas encostá-lo com maciez e amor, como se fosse a amada, a noiva, para que diga o que sentimos", diz o trecho.

Ao fim da apresentação, o músico disponibilizou para venda na Livraria da Travessa cem CDs artesanais das músicas que apresentou no recital.

Depois de executar "Suíte Policarpo", que foi aplaudida de pé, ele voltou a apresentar obras de Nazareth. Mehmari lançou em 2014 o CD "Ouro sobre Azul", em que interpreta 14 músicas do compositor.

O álbum é fruto de um concerto apresentado em 2013 no Instituto Moreira Salles por ocasião dos 150 anos de Nazareth.

É a primeira vez que a Flip apresenta uma peça musical inédita. O convite partiu da curadora da festa, Joselia Aguiar.

A apresentação de Mehmari também traz de volta à programação o show de abertura, que na edição anterior foi substituída por um recital de poesia.


Endereço da página:

Links no texto: