Folha de S. Paulo


ANÁLISE

Se mantiver fôlego, série de livros de André Penteado será referência

André Penteado
Uma das imagens da série Missão Francesa, de André Penteado
Uma das imagens da série 'Missão Francesa', de André Penteado

Se André Penteado mantiver o mesmo fôlego dos fotolivros "Cabanagem" e "Missão Francesa" –primeiros volumes da pentalogia do paulistano, batizada de "Rastros, Traços e Vestígios"–, certamente o projeto se tornará referência na fotografia do país.

Embora importantes artistas tenham se debruçado sobre temas imprescindíveis para entender o Brasil, em geral o fazem com foco em questões pontuais. Claudia Andujar, por exemplo, é símbolo do registro da questão indígena. Mario Cravo Neto, outro influente nome nacional, fotografou com rara intensidade os ritos afro-brasileiros.

Penteado é mais abrangente. Parte de revoltas emblemáticas para investigar os elementos que formaram a identidade brasileira e que repercutem até hoje: violência, burocracia, religião e a sensação permanente de improvisação.

"Missão Francesa" é uma etapa crucial dessa série. Retorna ao projeto da escola de Belas Artes, no Rio, para escancarar a vala entre o idealizado e o realizado no Brasil.

Para isso, o fotógrafo utiliza uma abordagem seca, detetivesca, sem romantismo, em que reproduz documentos, esculturas e detalhes de quadros, alguns deles editados ao lado de retratos de descendentes do pintor Nicolas Antoine Taunay (1755-1830).

O artista, que veio ao Brasil com a Missão Francesa, retornou ao seu país após se desiludir com o projeto da escola de Belas Artes na prática.

Nota-se ainda uma crítica à ideia de que, para algo dar certo no Brasil, é preciso importar modelos estrangeiros.

Por isso, é irônico que Penteado utilize estética próxima à de Wolfgang Tillmans.

Assim como o artista alemão, o brasileiro constrói jogos de imagens que podem ser desvendados caso o leitor dedique tempo a essa obra aparentemente hermética.

O quebra-cabeça deve ser completado com a publicação dos títulos sobre a Farroupilha e o descobrimento e a independência do Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: