Folha de S. Paulo


Série 'Snowfall' relata a eclosão do crack nos anos 80

Divulgação
Damson Idris como o personagem Franklin Saint na série 'Snowfall
Damson Idris como o personagem Franklin Saint na série 'Snowfall'

A série "Snowfall", que estreia dia 24 de julho pela Fox Premium, retrata a emergência do crack nos anos 80 e explora como as comunidades negra e latina foram devastadas por ela. É o que conta o cocriador do programa Dave Andron à Folha.

O consumo se iniciou nas zonas mais pobres de Los Angeles, quando traficantes descobriram que as "pedras" poderiam ser vendidas para mais pessoas em quantidades e preço menores que a cocaína, aumentando lucros.

As primeiras cenas, que exibem uma L.A. colorida e embalada ao som de hip-hop, onde crianças correm pela rua atrás do caminhão de sorvete, tendem a enganar sobre o real enredo da obra.

"Queríamos mostrar como eram as cidades e o que elas se tornaram. As coisas ficarão cada vez mais sombrias", diz Andron.

Após se consagrar com o drama "Os Donos da Rua" (1991), o diretor John Singleton volta às origens com "Snowfall", também baseada em sua experiência de crescer na comunidade negra de Los Angeles. Andron conta que o diretor foi a principal fonte durante a produção.

Três tramas distintas foram desenvolvidas e devem convergir no futuro. A série inicia com Franklin Saint (Damdson Idris), um jovem que largou a faculdade e divide seu tempo entre trabalhar numa loja de conveniência e traficar cocaína.

Em outra área de Los Angeles está Teddy Mcdonald (Carter Hudson), um agente da CIA com a missão de vender drogas para financiar paramilitares anticomunistas da Nicarágua com o dinheiro.

O enredo foi inspirado nas teorias da conspiração envolvendo o governo do ex-presidente norte americano Ronald Reagan e os Contras da Nicarágua. Andron diz que a história é uma "possível versão do que aconteceu".

A terceira trama expõe conflitos familiares iniciados quando Lucia Villanueva (Emily Rios) recruta o lutador Gustavo Zapata (Sergio Peris-Mencheta) para ajudá-la a assumir a liderança do cartel mexicano controlado por seu pai.

"A cocaína era considerada a droga dos ricos. Essas pessoas não sabiam o que o crack causaria", diz Andron.

Para reforçar a veracidade da história, a equipe de produção contratou um consultor da CIA e Luiz Rodrigues, ex-membro de gangues mexicanas que virou escritor.

"É uma mistura entre realidade e ficção, mas a série foi composta majoritariamente por fatos reais."

*

SNOWFALL
QUANDO: dia 24 de julho, às 22 horas
ONDE: Fox Premium 2

Teaser de Snowfall


Endereço da página: