Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Sarah Adelman é uma das mais fortes personagens deste ano

Christophe Brachet/Divulgação
Doria Tillier e Nicolas Bedos como Sarah e Victor Ademan no longa francês
Doria Tillier e Nicolas Bedos como Sarah e Victor Ademan no longa francês

MONSIEUR & MADAME ADELMAN (ótimo)
DIREÇÃO Nicolas Bedos
ELENCO Nicolas Bedos, Doria Tillier
PRODUÇÃO França, 2016, 16 anos
Veja salas e horários

*

A recém-viúva de um dos maiores escritores da França se senta para conversar com um jornalista, enquanto o corpo morto do imortal ainda nem se ajeitou na cova. A senhora fumante promete para o repórter que vai passar a limpo os 45 anos de união com o homem que ganhou o prêmio Goncourt, maior láurea da literatura francesa.

A mulher começa a contar com elegância uma história que no começo parece a idealização da vida a dois. Mas que sai por todas as culatras do mundo: o que ela narra rende um dos filmes que melhor retrata o amor na década de 2010, "Monsieur & Madame Adelman", que estreia nesta quinta (20).

Nada é óbvio na história de Sarah e Victor Adelman, o senhor e a senhora do título. E o filme chega com dois gumes muito afiados: o da comédia e do drama. Nenhum tema está fora dos limites: dos efeitos da cocaína num bebê à ausência de sentir dor quando um filho morre, tudo é exposto à luz do sol.

E haja autoironia. Se agora o escritor de esquerda despreza a burguesia que exala a álcool, como a sua família, logo mais ele vai ter mordomo, copeira e empregada –e um problema com birita para chamar de seu.

No longa francês, uma arte contamina a outra. A estrutura literária é levada para o filme, que se divide em capítulos, prólogos e epílogos. Uma história linear, mas nada chateada, ela começa com dois jovens se conhecendo num bar e termina com dois velhos se despedindo à beira de um penhasco.

Há muito romance, mas zero romantização. Os personagens são humanos e fazem humanidades como trair, enganar, machucar e mentir –a maioria dos verbos é conjugada por monsieur Adelman, é verdade, mas a mulher não é espectadora. Longe disso.

Sarah Adelman é uma das personagens mais fortes que você vai ver no cinema neste ano. Para conquistar o protagonista (focal, porque este filme pertence a ela), Sarah se torna amante do seu melhor amigo e, em seguida, namorada do seu irmão. Vai ao jantar de Natal na mansão da família industrial que seu amado tanto despreza e dá uma surra de ironia no futuro sogro.

Palpita nos manuscritos rejeitados do jovem escritor e liga para ele não uma, não duas, mas centenas de vezes, até ser atendida. Sarah se impõe. Ele adota o sobrenome e a religião da namorada.

"Monsieur & Madame Adelman" só tem um defeito vultoso: os pronomes pessoais de tratamento deveriam estar invertidos, começando por Madame. Assim seria justo.

Veja o trailer de "Monsieur & Madame Adelman"

Veja o trailer de "Monsieur & Madame Adelman"


Endereço da página:

Links no texto: