Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Fala Comigo' traz visão complexa sobre afetos e fantasias sexuais

Divulgação
Tom Karabachian em cena de
Tom Karabachian e Anita Ferraz em 'Fala Comigo', primeiro longa do diretor Felipe Sholl

FALA COMIGO (bom)
DIREÇÃO Felipe Sholl
ELENCO Tom Karabachian, Karine Teles, Denise Fraga
PRODUÇÃO Brasil, 2016, 14 anos
Veja salas e horários de exibição.

*

"Fala Comigo" é um drama brasileiro com a coragem de cutucar tabus.

Em sua primeira direção de longa-metragem, Felipe Sholl se volta para a vida de Diogo (Tom Karabachian), um jovem de 17 anos que se excita ligando para as pacientes da sua mãe, a psicóloga Clarice (Denise Fraga).

Após alguns telefonemas, Diogo acaba se envolvendo com Ângela (vivida por Karine Teles), uma mulher de 43 anos que acaba de enfrentar uma separação traumática, capaz de afunda-la numa crise depressiva.

Mas só a opção pela abordagem de temas-tabus não garante um bom filme.

Também autor do roteiro, burilado ao longo de uma década, o carioca Sholl não cede à tentação da surpresa que se encerra em si mesma, o que seria um exercício estéril de radicalismo.

Para escapar dessa armadilha em que costumam cair alguns supostos "filmes de arte", o drama espreita as motivações e as contradições dos personagens centrais sem buscar, no entanto, o esgotamento das possibilidades de interpretação.

Além disso, o ponto de vista de Sholl não é inquisidor. O filme não julga seus personagens para, ao fim, deixar "mensagens". A visão complexa dos afetos e da fantasias sexuais livra de leituras conclusivas esse drama com passagens bem humoradas.

Para abarcar esses matizes de modo satisfatório, é preciso que o elenco esteja em sintonia com o diretor, outro mérito de "Fala Comigo".

Em seu primeiro papel no cinema, e logo um protagonista, o jovem Tom Karabachian está muito à vontade. (Uma curiosidade: ele é filho do cantor e compositor Paulinho Moska).

Quem mais se sobressai, no entanto, é Karine Teles como a namorada de Diogo.

Ela havia tido um desempenho notável em "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, como a patroa de Val (Regina Casé). Retorna agora com uma personagem mais desafiadora –Ângela é uma montanha-russa emocional.
Karine, aliás, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio de 2016. O júri do evento também escolheu "Fala Comigo" como o melhor longa de ficção.

Assista ao trailer de 'Fala Comigo'

Assista ao trailer de 'Fala Comigo'


Endereço da página:

Links no texto: