Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Sucesso na TV, filme 'D.P.A.' segue fiel ao clima singelo e caseiro

Daniel Chiacos/Divulgação
Anderson Lima, Letícia Braga e Pedro Henrique Motta são os 'Detetives do Prédio Azul
Anderson Lima, Letícia Braga e Pedro Henrique Motta são os 'Detetives do Prédio Azul'

D.P.A.: DETETIVES DO PRÉDIO AZUL - O FILME (bom)
DIREÇÃO André Pellenz
ELENCO Letícia Braga, Anderson Lima, Pedro Henriques Motta
PRODUÇÃO Brasil, 2017, livre
Veja salas e horários de exibição.

*

Um dos maiores sucessos do canal infantil Gloob agora tenta a sorte nos cinemas. A partir desta quinta-feira (13), a turminha curiosa, corajosa e divertida do "Detetives do Prédio Azul" (D.P.A. para os íntimos) estreia uma aventura que extrapola os limites do famoso edifício.

Assinado pelo mesmo diretor e pela mesma roteirista da série da TV –André Pellenz e Flávia Lins–, o longa mantém o espírito de "clubinho de fundo de garagem", entretanto, amplia o universo original para se encaixar nas telonas.

No caso mais desafiador de suas vidas, Bento (Anderson Lima), Sol (Letícia Braga) e Pippo (Pedro Henrique Motta) –segunda leva de atores mirins do seriado– se infiltram na festa da temida síndica, dona Leocádia (Tamara Taxman) e presenciam um crime mágico no pátio do imóvel.

Mas, desta vez, para desvendar o mistério que ameaça a existência do prédio azul, o trio de detetives precisa cruzar o portão e sair às ruas do Rio de Janeiro.

Então, a Kombi nova de Severino (Ronaldo Reis) se transforma na sede das investigações, e a criançada, com a ajuda do porteiro, começa uma peregrinação pela cidade à caça de pistas.

A história só fica completa quando Capim (Cauê Campos), Tom (Caio Manhete) e Mila (Letícia Pedro) aparecem para reforçar a equipe.

Ao público que acompanha os detetives desde os primeiros episódios, esse encontro de gerações deve ser o ponto alto do filme. É legal ver como os fundadores do clubinho cresceram e viraram adolescentes. Já os não iniciados correm risco de pegar o bonde andando.

Além dos atores convencionais do programa, a versão dos cinemas turbina o elenco com as participações de Mariana Ximenes (Bibi Capa Preta), Otávio Muller (Jaime Quadros), Aílton Graça (Temporão) e Maria Clara Gueiros (Mari P.).

Bruxos, os ex-colegas de Leocádia acrescentam uma dose generosa de feitiços e magia à trama e deixam a atmosfera mais explosiva do que aquela exibida na TV.

Entre gente que vira bicho (e vice-versa), Kombi que cruza o céu carioca, raios poderosos que saem da ponta dos dedos, alguns efeitos especiais funcionam, outros soam desnecessários.

O que não compromete o andar da carruagem. Apesar da pirotecnia, "D.P.A. - O Filme" permanece fiel ao clima singelo e caseiro da série que conquistou tanta gente pela televisão. E, mesmo com suas limitações, é uma alternativa simpática e lúdica para o público infantojuvenil.

Trailer de 'Detetives do Prédio Azul'

Trailer de 'Detetives do Prédio Azul'


Endereço da página:

Links no texto: