Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Inovações de 'Homem-Aranha' novo podem fazer fã do gibi surtar

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR (bom)
(Spider-Man: Homecoming)
DIREÇÃO Jon Watts
ELENCO Tom Holland, Michael Keaton, Robert Downey Jr.
PRODUÇÃO EUA, 2017, 12 anos
Veja salas e horários de exibição.

*

"Homem-Aranha: De Volta ao Lar" é um dos filmes mais conflituosos já produzidos. Enquanto joga o herói novamente na adolescência (com 15 anos!), o que resgata a ideia original do criador Stan Lee nos quadrinhos, apresenta inovações no personagem que podem fazer um fã antigo do gibi surtar.

Quem puder se dedicar ao exercício de imaginar o filme como se os quadrinhos e os longas anteriores nunca tivessem existido, tarefa difícil, provavelmente vai encontrar uma aventura divertida, com roteiro engenhoso.

Tom Holland, 21, é um verdadeiro achado. Convence como adolescente e tem o tempo de comédia correto para transmitir a empolgação e a insegurança de garoto.

A tecnologia melhorou demais a movimentação do Aranha escalando prédios e saltando de um ao outro. O vilão Abutre, original dos gibis, é o ótimo Michael Keaton, numa participação que brinca com o papel que ele fez no também ótimo "Birdman".

O filme derrapa justamente no que deveria ser um trunfo: Robert Downey Jr. como Tony Stark/Homem de Ferro.

O ator imprimiu charme antes inédito nos filmes baseados em HQ. Esta é sua sétima atuação como o herói, sem contar uma pontinha mínima em "O Incrível Hulk".

Stark surge como tutor de Peter Parker, como já insinuava o roteiro de "Capitão América: Guerra Civil". E isso acaba provocando a maior "aberração" no novo filme.

Ele dá ao garoto seu uniforme para combater o crime. Por fora, parece o bom e velho Aranha. Por dentro, está muito mais para a armadura do Homem de Ferro.

Está inserido nele um cérebro artificial com voz feminina, supercomputador capaz de ajudar Parker em qualquer situação. A roupa tem várias configurações, como "modo de combate", "modo interrogatório" e outras bobagens, além de turbinar a teia do herói, que pode ser lançada em dezenas de tipos diferentes (explosiva, elétrica etc.).

É difícil para o fã acompanhar um herói com seus poderes particulares por cinco décadas e depois testemunhar uma versão tão diferente e facilitadora, e ainda por cima copiada de outro personagem.

A inovação é tão desastrosa que as outras (muitas) modificações em relação ao gibi e aos filmes anteriores nem assustam tanto assim.

Se a escalação de uma tia May bonitona (Marisa Tomei) causa estranheza, o nerd gordinho que é o melhor amigo de Parker deu muito certo.

"De Volta ao Lar" é um bom filme, mas exige uma grande anuência dos fãs.

Assista ao trailer de 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar"

Assista ao trailer de 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'


Endereço da página:

Links no texto: