Folha de S. Paulo


Busca incessante pela juventude é questionada na comédia 'A Fórmula'

Angelica (Drica Moraes) e Ricardo (Fabio Assunção), protagonistas da nova serie 'A Fórmula
Angelica (Drica Moraes) e Ricardo (Fabio Assunção), protagonistas da nova serie 'A Fórmula'

"É esquisito. Tem um abatimento que o cabelo te dá. Mas foi uma luta das diretoras e acho que está se legitimando essa nova mulher, potente, sexy, que tem desejos, que não é só a chata que reclama do cotidiano" diz a atriz Drica Moraes, sobre aparecer na TV com os fios de cabelo brancos

Luisa Arraes conta que há pouco tempo, aos 16, mentia ter 20 para ser levada a sério. Hoje, aos 23, a atriz ri disso e aconselha as primas mais novas a viverem a idade que têm.

Ela fala desse episódio da adolescência para tentar explicar um pouco o tema de "A Fórmula" (Globo), que protagoniza ao lado de Drica Moraes e Fabio Assunção, com estreia nesta quinta (6).

Para Luisa, apesar de ser um produto de humor, leve, "A Fórmula" toca em temas pertinentes. "Fala das particularidades de cada idade. E é bom cada um viver a sua."

Nas entrelinhas desta série cômica, escrita por Mauro Wilson e Marcelo Saback e dirigida por Flávia Lacerda e Patricia Pedrosa, está a mensagem: envelhecer é bom e um processo natural.

"Falar disso era fundamental. Ainda mais na TV, antro da beleza e da juventude", afirma a diretora Flavia. "Do contrário, a premissa inicial soaria machista, a de um homem ser apaixonar de novo por uma mulher mais nova."

Vamos à tal premissa. Na trama romântica, Drica é a cientista Angélica. Na juventude, ela (interpretada por Luisa Arraes) e Ricardo (Klebber Toledo) terminam o namoro porque ele vai estudar fora.

Trinta anos depois, Ricardo (agora Assunção) compra o laboratório onde Angélica trabalha. E ela está em vias de patentear sua nova invenção, uma fórmula da juventude.

Angélica vira cobaia de si mesma e se vê com a aparência de três décadas antes.

Feliz com o resultado, decide brincar com o novo corpo e se aproxima de Ricardo. Ele se encantará por Afrodite (Arraes), nome que a cientista dá ao seu eu mais jovem, já que a moça o faz lembrar de sua grande paixão juvenil.

Surgem dessa situação os conflitos engraçados da produção, com um triângulo amoroso formado por duas mulheres que são a mesma.

"Angélica se dará conta de que, para reconquistar esse homem, precisará das qualidades que não são apenas as da juventude", diz Drica.

Para que a mensagem da naturalidade de se envelhecer fosse passada, as diretoras brigaram por um conceito estético pouco visto na TV.

Drica, 47, aparecerá com fios brancos. "É difícil botar isso na TV", diz Patricia.

A protagonista conta ter estranhado, de início, ver-se com fios brancos. "É esquisito, assim como em qualquer quebra de padrão. Tem um abatimento que o cabelo te dá. Mas foi uma luta das diretoras e acho que está se legitimando essa nova mulher, potente, sexy, que tem desejos, que não é só a chata que reclama do cotidiano", diz Drica.

Na opinião de Luisa, a série trata com leveza sobre envelhecer. "As pessoas têm mais medo de envelhecer do que morrer. E temos que falar dessa pressão sobre a mulher ficar eternamente jovem, senão a gente deixa se levar por um mundo que quer nos colocar num lugar etéreo. E somos corpo, matéria, vida."

A jornalista viajou a convite da Globo.

A FÓRMULA
QUANDO quintas (a partir de 6/7), após a novela "Os Dias Eram Assim", na Globo


Endereço da página: