A Discovery Communications e a Turner, do grupo Time Warner, estão dando o passo incomum de transmitir episódios inteiros de novos programas pela internet ou em aplicativos antes de exibi-los na televisão para atrair telespectadores jovens devido à queda na audiência.
Canais premium como o Showtime fazem isso há anos para atrair novos assinantes, mas os canais a cabo não, temendo uma canibalização das audiências de TV. Mas hoje os espectadores têm muito mais escolhas, já que empresas de streaming, como Amazon e Netflix, oferecem novos programas o ano todo que competem com a TV normal.
Em razão disso, as redes precisam fazer mais para divulgar novas atrações, de acordo com Dave Morgan, diretor da empresa de tecnologia de propaganda Simulmedia.
Antes, as redes concentravam todo o marketing na estreia de um programa, disse Kevin Reilly, principal diretor de criação da Turner. "Hoje, toda a primeira temporada é um veículo de marketing", afirmou. "Se eu dissesse isso cinco anos atrás, as pessoas teriam dito 'você está fora de si'".
Ao longo do ano passado, a Turner lançou cinco estreias no Facebook e no YouTube, do Google.
O canal de crimes da Discovery, Investigation Discovery (ID), planeja disponibilizar o primeiro episódio de ao menos cinco de suas séries em seu aplicativo para assinantes antes de exibi-los na TV, disse Kevin Bennett, gerente-geral do ID.
Quando a temporada de futebol americano universitário começar, em agosto, a rede ESPN, do grupo Walt Disney, que está sofrendo perda de assinantes, irá permitir que espectadores online assistam 10 minutos de qualquer jogo ou programa de graça em seu aplicativo.