Folha de S. Paulo


Fartura ganha site na Folha com vídeos e receitas da culinária do país

Contar as histórias e lembrar as raízes das receitas e ingredientes de casa, aquelas tradicionais, que vão passando de geração para geração pelo Brasil a fora, sem deixar de lado pratos e receitas elaborados por grandes chefs brasileiros. Essa é a proposta do Fartura - Comidas do Brasil, braço do projeto Fartura que estreia neste sábado em farturabrasil.folha.com.br.

Toda a inspiração e o conteúdo do que agora vai ao ar no novo site, lançado em parceria com a Folha, vem do Expedição Fartura Comidas do Brasil, que percorreu o país provando receitas regionais que representam o produto final de uma grande cadeia produtiva (produto, produtor, mercado e consumidor final), investigando suas respectivas origens, curiosidades e histórias.

Leandro Miranda/Divulgação
Maria de Jesus da Costa, 80, dedica parte de seu dia no preparo da paçoca de pilão
Maria de Jesus da Costa, 80, dedica parte de seu dia no preparo da paçoca de pilão

Em seis anos, a rota incluiu 26 Estados e o Distrito Federal, somando 71 mil quilômetros percorridos, 208 cidades visitadas e 526 personagens entrevistados.

"São diversas receitas com afeto, pesquisadas em várias cozinhas brasileiras. Não compartilhamos somente o 'como fazer', mas sim uma história, uma verdade, um conhecimento gastronômico. Apresentamos personagens, ingredientes, dicas, mercados, protagonistas destes conteúdos. Este é o nosso diferencial", diz Rodrigo Ferraz, diretor e idealizador.

ESTREIA

O projeto estreia com seis narrativas multimídia: tererê (de Mato Grosso do Sul), caldeirada mista de pitu (Amapá), moqueca capixaba (Espírito Santo), paçoca de pilão (Minas Gerais), puchero pantaneiro (Mato Grosso) e ostras ao mel e gengibre flambadas (Santa Catarina).

Novas receitas serão inseridas duas vezes por semana, sempre às segundas e quintas-feiras, com a história contata por quem a produz, sempre com um vídeo e o passo a passo da iguaria.

A curadoria gastronômica e a coordenação da Expedição são da jornalista Luiza Fecarotta, também crítica da Folha, e responsável pela edição final do material.

FESTIVAIS

Além da nova vitrine, toda a produção e investigação do Expedição continuam chegando ao público na sua forma mais tradicional e conhecida: os festivais e eventos.

Em 2017, eles serão realizados em seis cidades brasileiras -São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém e Porto Alegre-, além de uma edição em Portugal.

Com reunião de música, atrações culturais, aulas e experiências gastronômicas (dentre pratos completos a petiscos e sobremesas), o público tem contato com os chefs, produtos e produtores de todo o Brasil pesquisados na Expedição.

O primeiro é o de São Paulo, cuja segunda edição ocorre nos dias 15 e 16 de julho, no Jockey Club. Depois, o festival vai a Tiradentes (Minas Gerais), onde completa 20 anos -de 18 a 27 de agosto.

As demais datas e informações, como valores das entradas e programação detalhada, podem ser conferidas no site farturabrasil.folha.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: