Folha de S. Paulo


Série da Coleção Folha traz história da arte em 30 volumes

Reprodução
Pintura da ponte do jardim Japonês, em Giverny, na Normandia (França), do impressionista Claude Monet
Pintura da ponte do jardim Japonês, em Giverny, na Normandia (França), do impressionista Claude Monet

Pensar na história da arte é pensar na história da humanidade. E a nova Coleção Folha O Mundo da Arte proporcionará uma viagem pelo fazer artístico do homem, mostrando suas reações, questionamentos e transformações por cada época.

A série chega às bancas no domingo (25) com dois volumes: "Impressionismo" e "Romantismo". São movimentos notáveis do século 19, quando a arte se transformou com rapidez, promovendo uma profusão de estilos.

A riqueza de manifestações atingiu as artes em geral, que foram impactadas pela modernização, por guerras e pela industrialização.

"A modernidade alterou a relação do homem com o tempo e o espaço, e a arte de vanguarda traz novas proposições temporais e espaciais. Ela abre para múltiplas possibilidades expressivas", explica Maria Carolina Duprat, professora de história da arte e curadora da coleção.

Uma dessas novas formas de expressão foi o impressionismo. O primeiro volume da coleção mostra como artistas como Monet, Degas e Cézanne chocaram o público e a crítica ao romper com a pintura acadêmica e priorizar a luz, a atmosfera e aquilo que se via, mais do que o que fora ensinado.

"O impressionismo colocou o homem em contato com a efemeridade da vida, com a passagem das horas, com o instante", diz Duprat.

Algumas décadas antes, o romantismo, objeto do segundo exemplar da coleção, travou uma luta para ser reconhecido ao se colocar contra a razão neoclássica –que estabelecia um padrão de representação universal– e se voltar à subjetividade.

"O romantismo se volta para a subjetividade do homem. O sentimento, a emoção, a pequenez do homem diante do mundo. A necessidade expressiva de cada um", comenta Duprat.

Essa necessidade pode ser vista nas obras de William Blake, Eugène Delacroix, Francisco de Goya y Lucientes e John Constable.

O romantismo extrapolou os limites das galerias e chegou ao cotidiano das pessoas, com mudanças profundas em design de interiores, vestuário e penteados.

Confira os temas e datas pelo site da Coleção Folha - O Mundo da Arte.


Endereço da página:

Links no texto: