Folha de S. Paulo


Músico transforma carta de Michel Temer a Dilma em canção; ouça

Eduardo Anizelli/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 25-05-2017, 09h40: O Presidente Michel Temer, durante reuniao com o Presidente da CBIC- Camara Brasileira da Industria da Construcao e grupo de empresarios, no Palacio do Planalto, em Brasilia. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
O presidente Michel Temer

No meio da crise política que ameaça derrubar o seu governo, o presidente Michel Temer virou compositor e nem sabia. O músico carioca Matheus Mota resolveu colocar melodia na famosa carta em que o peemedebista se queixa à então presidente Dilma Rousseff ser tratado como um "vice decorativo".

A carta, que gerou centenas de memes na internet, foi enviada em dezembro de 2015 e completa um ano e meio esta semana.

A canção "A Senhora" está no disco "As Palavras Voam". O título do álbum é uma referência ao ditado latino "verba volant, scripta manent" (as palavras voam, os escritos ficam), usado por Temer na ocasião.

"A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo", diz a canção.

O compositor conta que, quando a carta foi tornada pública, ele começou a perceber melodias nela.

"Esse tipo de exercício estava em prática quando eu musicava um texto de teatro infantil. Percebi uma musicalidade em algumas palavras [da carta] e até uma certa métrica em algumas combinações", diz Mota, que revela ter empacado em "partes espinhosas" como siglas de partidos.

O disco, que será lançado até julho, trará outras cinco músicas usando trechos da carta de Temer.

temer

"A experiência com músicas [a partir de] textos é recente, mas no mundo político é a primeira vez. Como trabalho com jingles, criei uma certa flexibilidade em encontrar caminhos melódicos para certos jargões", diz o músico.

Questionado se planeja musicar também os poemas do presidente, reunidos no livro "Anônima Intimidade", Mota afirma se preocupar com a questão dos direitos autorais, por isso não pensa em fazê-lo.

"Considero a carta uma espécie de patrimônio nacional. Musicar um textão tão anti-musical foi uma espécie de um desafio mesmo, de forma, ritmo etc", afirma.

DILMA REMIX

A presidente Dilma Rousseff também foi alvo de paródias do tipo. Em 2015, ao discursar nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ela disse "saudar" a mandioca e criou a expressão "mulher sapiens". O trecho sobre a mandioca também virou uma música, postada no YouTube. Assim como esse, uma série de discursos dela foi musicada. Veja abaixo os melhores:

1. Saudando a mandioca

dilma

2. Estocando o vento

dilma

3. Mosquita

dilma

4. Estocando o vento (versão zumba)

dilma


Endereço da página:

Links no texto: