Folha de S. Paulo


Mostra em São Paulo faz recorte do cinema mexicano contemporâneo

Divulgação
Fernando Álvarez Rebeil em 'As Lágrimas', filme de Pablo Delgado que abre a mostra
Fernando Álvarez Rebeil em 'As Lágrimas', filme de Pablo Delgado que abre a mostra

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a mostra Cinema Mexicano Contemporâneo terá sua edição paulistana a partir desta quinta-feira (18).

Até 31 de maio serão exibidos 14 longas e três curtas na Caixa Belas Artes. Haverá ainda debates e cursos na Caixa Cultural São Paulo.

A abertura terá uma sessão de "As Lágrimas", sobre dois irmãos que tentam fugir de um lar fragmentado, e será seguida de um debate com o diretor do filme, Pablo Delgado.

Segundo o curador da mostra, Mateus Nagime, a proposta é exibir filmes premiados que não entram no circuito comercial brasileiro. As obras retratam personagens que sofrem algum deslocamento ou passam por uma ruptura.

Além de "As Lágrimas", serão exibidas na mostra obras do cineasta Julián Hernándes, como o curta "Nuvens Flutuantes" e a produção mais recente do diretor, "Eu Sou a Felicidade deste Mundo". Ambas tratam da juventude.

A cineasta Dalia Reyes apresenta "Banho de Vida", sobre dois garis que compartilham suas dores e confissões. Já "As Escolhidas", de David Paulo, mostra uma jovem forçada à prostituição.

Entre os documentários estão "H20mx", de José Cohen e Lorenzo Hagerman, um retrato da crise hídrica na Cidade do México, e 'A Navalhada', documentário-ficção de Ricardo Silva.

Há ainda nomes de gerações mais antigas do cinema mexicano, como Arturo Ripstein ("As Razões do Coração"), e animações

CURSO

Nos dias 23 e 24 de maio, Nagime ministra o curso gratuito Cinema Mexicano Contemporâneo (inscrições pelo telefone 11-3321-4400).

No dia 25, o curador ainda media o debate Cinema Mexicano Contemporâneo e Aproximações com a América Latina, com os pesquisadores Daniel Maggi, Marina da Costa Campos e Natalia Christofoletti Barrenha.

*

CINEMA MEXICANO CONTEMPORÂNEO
QUANDO: 18 a 31 de maio
ONDE Caixa Belas Artes, r. da Consolação, 2.423, tel. (11) 2894-5781. Caixa Cultural São Paulo, pça da Sé, 111, tel. (11) 3321-4400
QUANTO R$10 (ingressos individuais) e R$30 (passaporte)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA www.caixabelasartes.com.br


Endereço da página: