Folha de S. Paulo


Em votação, Sindicato dos Roteiristas aprova greve com 96% de adesão

Reuters
ORG XMIT: 063901_1.tif Televisão: atores do elenco da novela
Atores do elenco da série "Betty, a Feia" durante protesto em frente à produtora Raleigh em 2007

Votação online realizada pelo Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas dos EUA) tem adesão de 96% dos membros, de acordo com o site americano "Variety".

Caso não seja feito um acordo com os estúdios até o dia 1º de maio, roteiristas de Hollywood prometem paralisação de seus trabalhos.

Em 2008, foi instaurada uma greve do sindicato dos Roteiristas que durou 100 dias e custou cerca de US$ 2,5 bilhões à economia de Los Angeles.

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ENTENDA A GREVE:

CAUSAS

As redes de televisão tem encomendado temporadas cada vez mais enxutas, entre dez e 13 episódios, comparada ao passada que uma temporada costumava durar entre 22 e 24 episódios. Dessa forma, escrever para uma série gera menos dinheiro para os roteiristas.

Além disso, cláusula de exclusividade prevê que cada roteirista só pode escrever para uma série por vez, o que pode tirar um roteirista do mercado por até um ano.

PEDIDOS

Em resumo, o sindicato pede por aumento de salário e que os estúdios contribuam mais para seu plano de saúde.

IMPACTO NA TELEVISÃO

Com a paralisação, programas de televisão como talk-shows seriam reprisados e séries provavelmente teriam que adiar suas temporadas.

Além disso, as maiores redes de TV já vem perdendo consumidores devido a serviços de vídeo sob demanda como Netflix e Amazon. A greve pode aumentar ainda mais essa perda.

IMPACTO NO CINEMA

O cinema sofreria menos que a televisão. Filmes com roteiros já prontos teriam sua produção iniciada. Os executivos de cinema só começaram a se preocupar, na greve passada -acontecida no inverno norte-americano-, quando a paralisação ameaçou prejudicar a entrega do Oscar.

POSIÇÃO DOS ESTÚDIOS

Os estúdios assim como roteiristas também enfrentam um futuro incerto, uma vez que empresas de cinema e TV têm sofrido com plataformas sob demanda, que tendem a fazer cada vez mais com que os consumidores deixem de lado os pacotes de TV a cabo.


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