Folha de S. Paulo


Ícone da música nacional, Pixinguinha faria 120 anos no domingo

"Se você tem 15 volumes para falar de toda música brasileira, fique certo de que é pouco. Mas, se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido. Escreva depressa: 'Pixinguinha'."

O violonista e produtor Luís Filipe Lima se apoia na frase do crítico e historiador Ari Vasconcelos (1926-2003) para explicar a importância de Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha (1897-1973), na história da música brasileira.

No domingo (23), o compositor, instrumentista, maestro e arranjador carioca completaria 120 anos –desde 2000, na data também se comemora o Dia Nacional do Choro.

"Ele representa um divisor de águas na história dos arranjos da música popular brasileira", diz Lima.

Para celebrar a efeméride, o Instituto Moreira Salles, guardião de seu acervo há 17 anos, lança neste sábado (22) um site que reúne partituras manuscritas de suas composições e arranjos, objetos pessoais, documentos, fotos, discografia e uma hemeroteca. O IMS também organiza programação musical para a data.

"A nossa ideia é que o site crie um movimento que transforme esse material em um patrimônio coletivo com a colaboração de todos", diz Bia Paes Leme, coordenadora de música do instituto.

Para o músico Marcelo Vianna, neto do compositor, ainda há uma diferença entre a posição que Pixinguinha ocupa na consolidação da música brasileira e o reconhecimento que ele tem na prática. "É necessário oxigenar a sua obra e garantir que ela chegue às pessoas", diz.

Em SP, o Itaú Cultural organiza série de shows para celebrar a data. Desta sexta (21) a domingo (23) apresentam-se os grupos Chorando em Ré Menor, Saxofonando e Galo Preto –todos com a obra de Pixinguinha como base.

As comemorações também se transportam às telas. O longa "Pixinguinha - Um Homem Carinhoso", de Denise Saraceni e Allan Fiterman, deve estrear em outubro.

O projeto, que existia havia alguns anos, enfrentou problemas e só foi rodado no começo deste ano. Para o produtor Carlos Molleta, tem por objetivo resgatar a figura do carioca e torná-lo mais conhecido para as novas gerações.

'CARINHOSO', 100?

Pixinguinha morreu na igreja Nossa Senhora da Paz, no Rio, durante o batismo de um afilhado.

Na data, sairia pela primeira vez a Banda de Ipanema, cujo trajeto passava em frente a paróquia. Ao saberem do ocorrido, os ritmistas pararam o cortejo em frente ao local e tocaram "Carinhoso". Desde então, todos os anos a banda repete o mesmo gesto.

A canção, uma de suas obras mais famosas, completa cem anos em 2017 –mas com alguma controvérsia.

Não há consenso sobre quando a obra, abandonada de início pelo próprio Pixinguinha por fugir ao formato convencional do choro, foi feita. "Existem três eventos: uma declaração de que ele compôs a música em 1917, a gravação instrumental em 1927 e a com a letra em 1937", explica Bia Paes Leme.

Clássico da MPB, ela já foi regravada por nomes que vão de Elis Regina a Tom Jobim e tem até versão em inglês: "Love is Like This", para o filme "Romance Carioca" (1950).

"Se você puxar [a música] no violão em qualquer lugar do Brasil todos vão saber cantar junto", diz Moletta.

Instituto Moreira Salles/Acervo Pixinguinha
Uma das fotografias do compositor que estarão disponíveis no portal em sua homenagem
Uma das fotografias do compositor que estarão disponíveis no portal em sua homenagem

Endereço da página: