Folha de S. Paulo


Apresentadora diz que TV Cultura censurou crítica a Doria e Alckmin

Roberta Martinelli, apresentadora do "Cultura Livre", da TV Cultura, afirmou que uma música que criticava o prefeito de São Paulo, João Doria, e o governador paulista, Geraldo Alckmin, foi censurada no programa que foi ao ar na madrugada de quarta-feira (12). A emissora retirou de seu canal no YouTube os dois vídeos do episódio.

"Muita gente está me escrevendo para saber o que aconteceu com a banda Aláfia no 'Cultura Livre'. A música 'Liga nas de Cem' foi editada (sem meu conhecimento) na parte que criticava o prefeito e o governador de São Paulo", disse a apresentadora em uma publicação nas redes sociais nesta terça (18).

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Roberta Martinelli, apresentadora do programa 'Cultura Livre', da TV Cultura
Roberta Martinelli, apresentadora do programa 'Cultura Livre', da TV Cultura

"Liga nas de cem que trinca/ Nas pedra que brilha/ Na noite que finca as garra/ SP é fio de navalha/ O pior do ruim/ Doria, Alckmin/ Não encosta em mim, playboy/ Eu sei que tu quer o meu fim", dizia o trecho retirado na edição.

"Eu criei o programa em 2009 e sempre lutei pela liberdade na curadoria e para os artistas", escreveu Martinelli. "Jamais censuraria qualquer tipo de posicionamento político, editaria ou tiraria vídeos do ar por motivo de livre manifestação. Não aprovo tal prática. Não existe semi liberdade. Eu sempre defendi e defenderei a cultura livre."

A banda Aláfia já havia denunciado nas redes sociais o ocorrido. "Sabemos que essa atitude não é natural do programa 'Cultura Livre', e imaginamos que também estejam indignados com essa decisão da TV Cultura em vetar nossa fala", afirmaram os músicos no perfil da banda no Facebook.

"Nos posicionamos por nos sentirmos afetados e para que coletivamente não nos calemos diante dos abusos contra nossa liberdade de expressão", concluíram.

Procurada pela reportagem, a emissora ainda não se pronunciou sobre o ocorrido envolvendo os tucanos. A TV Cultura é administrada pela Fundação Padre Anchieta, ligada ao governo do Estado de São Paulo.

Nadja Kouche
A banda Aláfia durante gravação no programa
A banda Aláfia durante gravação no programa no qual teria sido censurada

Endereço da página: