Folha de S. Paulo


Empresas lançam livros digitais com cenas de adaptações para a televisão

Globo, Amazon e Companhia das Letras lançam, nesta segunda (17), um projeto no qual o leitor poderá adquirir um e-book de obras brasileiras com cenas em vídeos das respectivas novelas e séries produzidas pela emissora.

No primeiro momento do Assista a Esse Livro, quatro títulos estão disponíveis: "Dois Irmãos", "Gabriela Cravo e Canela", "Relações Perigosas" e "O Canto da Sereia".

Podendo ser lido -e visto- em qualquer tablet ou smartphone com o aplicativo Kindle, a leitura funciona como em um e-book normal. A diferença é que algumas frases aparecerão em negrito e com um botão de "play" ao lado -é uma indicação de que há um vídeo sobre a passagem.

Divulgação
Cauã Reymond como o gêmeo Yaqub na minissérie 'Dois Irmãos', da Globo
Cauã Reymond como o gêmeo Yaqub na minissérie 'Dois Irmãos', da Globo

Em "Dois Irmãos", livro de Milton Hatoum que virou série uma emissora protagonizada por Cauã Reymond no começo de 2017, são 54 cenas.

O e-book com os vídeos custa o mesmo preço da versão sem as cenas (a partir de R$ 16,50, a depender do título). As obras podem ser compradas no site amazon.com.br/assistaaesselivro.

A Companhia das Letras informou que tem interesse de lançar novos títulos no projeto, mas não deu detalhes de quais serão nem quando serão disponibilizados. Disse depender também do material produzido pela Globo.

Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
A atriz Isis Valverde em cena da série 'O Canto da Sereia', da TV Globo
A atriz Isis Valverde em cena da série 'O Canto da Sereia', da TV Globo

As empresas dizem investir na formação de novos leitores a partir daqueles que já estão acostumados a ver as adaptações televisivas das obras.

Para Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, os leitores não pular trechos dos livros apenas para assistir às cenas das obras (cuja íntegra está disponível na internet).

"Não estaríamos roubando uma audiência da literatura, até porque são duas obras com experiências completamente diferentes. Nós só vemos como fato positivo lembrar à sociedade que a série ou novela foi fruto de um livro que vale a pena ler", afirmou.


Endereço da página: